A maçaranduba também tem durabilidade suficiente e resiste bem a cupins, porém a entrada de pregos vai exigir uma furadeira. A angelim, a cupiúba e a angelim-vermelho têm ótimas propriedades, porém o cheiro é bem desagradável e precisam ser curadas com óleo de linhaça para melhorar o odor.
As madeiras de lei, como a Cumaru e o Ipê, são as mais indicadas para quem quer saber qual a madeira para fazer pergolado. Elas são muito resistentes e por isso são ótimas para pérgolas e podem ser usadas em quaisquer modelos de pergolados. A pinus também é uma boa opção, assim como o pergolado de eucalipto.
As portas de madeira mais indicadas para uso interno são as feitas de cerejeira, mogno, madeira de pinho, eucalipto ou cedro rosa madeira.
Batente Peroba Madeira de moderada resistência aos cupins e com baixa a moderada resistência aos fungos apodrecedores, mas sem tratamento preservante, apresentam uma vida útil média de seis anos.
Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
Mogno, jacarandá e ipê são madeiras mais cobiçadas.
Na maioria dos casos, a madeira utilizada para esse tipo de trabalho são as mais macias, como o cedro, jaqueira e pinus. Mas, além da madeira, são necessárias algumas ferramentas especificas, como: Formão: trata-se de uma ferramenta de corte para entalhar a madeira.
Espécies de madeiras brasileiras