Graças às embalagens, os produtos podem ser armazenados com maior segurança e rapidez. Além de diminuírem as chances de danificação do produto durante o translado e empilhamento, por exemplo, elas também servem como referência na hora da organização das mercadorias.
O investimento em embalagem na logística tem como principal objetivo garantir a integridade física dos produtos, de forma que eles cheguem até os clientes em perfeito estado. Em apenas uma operação, vários tipos, formatos e tamanhos podem ser utilizados, de acordo com a necessidade.
Neste tópico, mostremos os diferentes tipos de embalagens, do que elas são compostas, para que são utilizadas e as características pelas quais são conhecidas. Confira....Quais são os principais tipos de embalagens?
Aqueles que mais se destacam no quesito embalagem são:
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
75% papel cartão - dois papéis unidos sem cola, que oferecem suporte mecânico e resistência à embalagem; 20% de filmes de polietileno (PEBD): impede a umidade e o contato direto do alimento com o alumínio, além de evitar o vazamento; 5% alumínio: barreira à entrada de luz e oxigênio.
Tem como características ser inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura, além de conservar bem aromas. Muito utilizado em filmes para embalagens e alimentos, na fabricação de produtos industriais e da construção civil, como cordas, tubos para água quente, fios e cabos.
Plastval. Possuidores de excelentes propriedades, os plásticos são materiais de embalagem extremamente versáteis. ... O plástico pode ser rígido ou flexível, transparente ou opaco, resistente à humidade ou solúvel em água - as possibilidades são praticamente infinitas.
As propriedades dos plásticos são definidas principalmente pela química orgânica do polímero. Tais como dureza, densidade e resistência ao calor, solventes orgânicos, oxidação e radiação ionizante. Em particular, a maioria dos plásticos irão derreter com o aquecimento em torno de algumas centenas de graus Celsius.
Lista dos 7 principais tipos de plásticos que você deve conhecer:
2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza). ... O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros.
Uma das formas de realizar a identificação dos plásticos é por meio da diferença de densidade entre eles. Essa é inclusive uma técnica usada por sucateiros de plásticos para separar os diferentes plásticos que eles encontram no lixo.