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Qual A Histria Da Arte Africana?

Qual é a história da arte africana?

A história da arte africana originou-se no período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a escrita. Suas esculturas mais antigas encontradas, datam de 1.500 a.C., e foram produzidas pela cultura Nok, na região onde hoje se localiza a Nigéria.

Quais as características da escultura africana?

Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.

Quais os tipos de manifestações artísticas podemos destacar na arte africana?

Podemos citar como exemplos a capoeira, diversos estilos musicas e de dança, como o samba, maracatu, ijexá, carimbó, maxixe, entre outros.

Como que a arte africana chegou ao Brasil?

A arte africana chegou ao Brasil com os escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Chegando aqui, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar uma nova arte, a afrobrasileira.

Quais as principais características da máscara africana?

A máscara africana procura captar a essência do espírito, e não os seus traços físicos reais; por isso, ela faz uso de distorções e abstrações. As máscaras africanas do povo Bwa, de Burkina Faso, por exemplo, representam espíritos invisíveis da floresta e por isso, têm formas abstratas, puramente geométricas.

Qual era a arte da África no período colonial?

A arte africana chegou ao Brasil com os escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. ... Nos séculos XII e XIII, em Ifé, os artistas conseguiram atingir a perfeição na arte do retrato em barro cozido e em bronze. Essa técnica também foi passada para Benin.

Como a arte africana chegou na Europa?

N os séculos XV e XVI, os mercadores portugueses encomendavam aos nativos entalhadores, na zona da Serra Leoa, a feitura de peças em marfim com a reprodução de cenas de xilogravuras produzidas na Europa.

Como se caracterizam as máscaras Fang?

As máscaras Fang, originárias do Gabão e Camarões, têm características minimalistas, apresentando olhos pequenos e bocas muitas vezes inexistentes. As sobrancelhas são ligadas e o nariz é longo.

Quais as características mais marcantes das máscaras do povo Grebo?

Diferente deles, os Grebo, também da Costa do Marfim, usam máscaras que exibem olhos bem abertos e redondos. Esse tipo de olhar se relaciona a um estado de atenção e atitude raivosa.

Quais artes se desenvolveram na região Sul-africana?

Entre elas destacam-se: lundu, batuque, Ijexá, capoeira, Coco (dança) congadas e jongo.

O que compreende se por arte africana?

Compreende-se por arte africana a totalidade de expressões artísticas presentes no continente africano, sobretudo na região subsaariana. Dessa forma, suas populações possuem particularidades e costumes diferentes o que, obviamente, se reflete na arte produzida por elas.

Qual artista europeu foi influenciado pela arte africana?

Mas o que a “Arte Africana” tem a ver com isso? Pablo Picasso (1881-1973), um dos precursores do Cubismo começou a desenvolver o estilo a partir de visitas a uma exposição de Arte Africana, no Museu do Homem de Paris, em 1905.

Qual era o uso das máscaras Gabanesas?

O uso das máscaras gabanesas ocorria de modo a produzir homenagens aos chamados espíritos ancestrais presentes nos clãs familiares, onde cada família teria a sua linhagem e consequentemente os seus espíritos ancestrais protetores.

Quais as características das máscaras utilizadas no ritual Gelede?

Resposta: As máscaras têm um formato que sugere um ser meio humano, meio animal. 3. ... Resposta: No ritual Gelede as máscaras propiciam aos homens a experiência da alteridade, isto é, com elas postas são capazes de se despir da própria identidade e se colocar no papel de uma mulher.

Quais as influências que a África trouxe para o Brasil?

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. ... Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais.

Qual é a forma de arte mais conhecida da cultura africana?

A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos). As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana.

Por que os africanos se pintam?

Durante os tempos antigos da tribo, a pintura de rostos era uma forma de expressar a própria identidade da tribo. A pintura facial também incluía os padrões para a identificação de famílias e clãs. Em alguns casos, a pintura facial também simboliza a felicidade de dar à luz uma criança.

Qual artista se inspirou na arte africana?

Pablo Picasso (1881 -1973) nunca foi á Africa, no entanto produziu obras como máscaras e esculturas com clara influência da mesma. Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista.

Quais artistas foram influenciados pela cultura africana?

Conheça 12 artistas que lideram a cena de arte contemporânea na África
  1. Romuald Hazoumè, Benim. ...
  2. Chéri Samba, República do Congo. ...
  3. Malick Sidibé, Mali. ...
  4. Frédéric Bruly Bouabré, Costa do Marfim. ...
  5. Seydou Keïta, Mali. ...
  6. J. D. 'Okhai Ojeikere, Nigéria. ...
  7. Jane Alexander, África do Sul. ...
  8. Zanele Muholi, África do Sul.
Mais itens...•14 de jul. de 2017

Qual a finalidade do uso das máscaras na arte antiga?

Ao longo da história da humanidade, as máscaras foram utilizadas com os fins mais distintos, de acordo com a cultura e a religiosidade do povo que as adotavam. Geralmente elas permitiam o acesso a universos regidos pela imaginação ou a dimensões espirituais invisíveis.