EQST

Qual A Funço Do Surfactante Pulmonar?

Qual é a função do surfactante pulmonar?

O surfactante pode ter sua função de redução da tensão superficial alveolar inibida pelas proteínas plasmáticas que invadem o espaço alveolar na lesão pulmonar aguda.

Qual a função do surfactante e onde é produzido?

O surfactante produzido em nossos pulmões é uma lipoproteína que tem a capacidade de aumentar a estabilidade do alvéolo. Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores.

O que é surfactante pulmonar e qual a sua função?

O surfactante pulmonar é um líquido produzido pelo organismo que tem a função de facilitar a troca dos gases respiratórios nos pulmões.

Onde é produzido o surfactante pulmonar?

O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero materno, após cerca de 28 semanas. Por isso, bebês prematuros que nascem antes deste período, ainda podem não ter a produção suficiente desta substância, o que causa a síndrome do desconforto respiratório infantil.

O que é um produto surfactante?

Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação. ... Essa propriedade permite ao surfactante interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).

Qual a função da terapia com surfactante e quando ela é indicada?

Considera-se o surfactante natural como o mais indicado no tratamento de recém-nascidos pré-termos com síndrome do desconforto respiratório6,33. O objetivo da utilização da terapia de reposição do surfactante é reverter os efeitos ocasionados por sua disfunção endógena no sistema respiratório do prematuro.

Quando se inicia a produção de surfactante?

O pesquisador explica: “O surfactante começa a ser detectado no pulmão humano a partir da 24ª semana de gestação. A sua produção aumenta gradativamente e atinge o valor máximo por quilograma de massa corpórea na gestação de termo, a que chega a completar 40 semanas.

Para que serve o surfactante Exogeno?

Sua principal função é reduzir a tensão superficial na interface ar-líquido dos alvéolos pulmonares, prevenindo o colapso alveolar no final da expiração. Durante a inspiração, o surfactante promove um recrutamento alveolar uniforme, reduzindo o gradiente pressórico entre o interstício e o alvéolo.

Qual célula alveolar é responsável pela produção do surfactante?

Pneumócito tipo II é uma célula do tipo pneumócito, encontrada no pulmão. Essas células são responsáveis pela produção e secreção de surfactante um tipo de substância de fosfolipídeo e proteínas que reduz a tensão superficial alveolar.

O que é um produto tensoativo?

Simples: os tensoativos são substâncias que, por possuírem em sua estrutura molecular grupos com afinidade pela água e por lipídeos (gorduras), têm a capacidade de diminuir a tensão superficial ou interfacial de um sistema.

O que causa a falta de surfactante?

Os recém nascidos muito prematuros podem ainda não ter uma produção suficiente de surfactante pulmonar para garantir uma respiração eficiente e, por isso, podem desenvolver a síndrome do desconforto respiratório infantil, causando intensa dificuldade para respirar.