As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².
A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
O estômago do ponto de vista motor exerce três funções: - Armazenamento – Fundo gástrico. - Mistura – Corpo gástrico por meio das chamadas ondas de mistura. - Esvaziamento gástrico – Por meio das ondas peristálticas do antro contra a resistência oferecida pelo esfíncter pilórico.
As três primeiras partes do estômago (cárdia, fundo e corpo) são denominadas de estômago próximal. Algumas células dessas regiões do estômago produzem ácido e pepsina (uma das enzimas digestivas), partes do suco gástrico, que ajudam na digestão dos alimentos.
—, como é que o órgão não digere ele mesmo? A resposta está no fato de o corpo humano ser uma máquina simplesmente incrível. As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa órgão.
Seu estômago é protegido de três maneiras a partir do ambiente ácido e enzimático que cria. Produz um revestimento mucoso, um muco espesso e altamente alcalino que resiste à ação do ácido e das enzimas.
O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
Como resolver o problema? - Coma refeições menores e mais frequentes (desde que 2 horas a parte) para que seu estômago não continue sendo sobrecarregado e consiga vencer a crise; - Verifique seus níveis de Zinco e vitamina B6, tendo em vista que são necessários para a produção de acido clorídrico; - Tome água com limão ...
O tratamento é recomendado pelo médico de acordo com a causa da hipocloridria, podendo ser indicado o uso de antibióticos, no caso de ser causada pela H. pylori, ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
O arroto, quando não ocorre em 5 minutos, indica acidez estomacal muito baixa! O objetivo do teste envolvendo o bicarbonato de sódio e o ácido clorídrico é criar uma reação química dentro do estômago, que, com a produção do gás dióxido de carbono, provoca o arroto.
Uma maneira muito eficiente para medir o pH estomacal é o exame pH-metria esofágica. Assim, é possível que o médico especialista verifique o melhor tratamento para o resultado, a partir do exame. O teste de pH mede a frequência em que o fluxo ácido do estômago permeia o esôfago.