2) Pedro precisa transformar o número composto 780 em uma multiplicação de fatores primos. Se ele realizar corretamente a decomposição desse número, deverá chegar à forma fatorada dada por a. 23 · 5 · 17. b.
Onde Surgiu? A fatoração foi inventada na Europa nos séculos XVI e XVII, Nessa época, diante das múltiplas possibilidades de resolução que ela apresentava, matemáticos se apostaram do conhecimento que ela apresentava. A fatoração está diretamente ligada à álgebra, a qual nasceu dos matemáticos árabes no século IX.
Quando colocamos a em evidência devemos dividir a e ab (os monômios) por a (termo comum), assim: a : a = 1, pois todo número (ou letra) dividido por ele mesmo é igual a 1. ab : a = b, pois a : a = 1, então ficaria 1b que é o mesmo que b.
Colocar um fator comum em evidência nada mais é que o destacar e colocá-lo multiplicando o quociente, entre parênteses, dos termos que o possuem divididos por este fator.
Ao fatorarmos a expressão a2+ab+ac+bc a 2 + a b + a c + b c , obtemos:
Os polinômios são formados por termos. A única operação entre os elementos de um termo é a multiplicação. Quando um polinômio possui apenas um termo, ele é chamado de monômio. Os chamados binômios são polinômios que possuem somente dois monômios (dois termos), separados por uma operação de soma ou subtração.