EQST

Qual A Diferença Entre A Espectroscopia De Absorço Atmica E Absorço Molecular No UV Vis?

Qual a diferença entre a espectroscopia de absorção atômica e absorção molecular no UV vis?

ABSORÇÃO ATÔMICA: O espectro é em forma de linhas finas devido aos níveis atômicos sem subníveis energéticos. ABSORÇÃO MOLECULAR: O espectro de absorção é caracterizado por bandas largas devido aos vários níveis e subníveis energéticos dos orbitais moleculares. Espectro da água no UV-Vis-IR.

O que é espectrometria de absorção molecular?

A Espectroscopia de Absorção Molecular na Região do Ultravioleta e Visível (UV-vis) estuda o comportamento da matéria quando exposta à radiação eletromagnética na faixa em torno de 100 a 400 nm (ultravioleta) e 400 a 750 nm (visível).

O que é espectroscopia molecular?

A espectroscopia molecular trata da absorção de energia por átomos e moléculas sob irradiação por luz infravermelha, visível ou ultravioleta. A luz infravermelha pode ser subdividida em infravermelho distante, infravermelho médio e infravermelho próximo em ordem decrescente de comprimento de onda.

Como funciona a espectroscopia de absorção atômica?

O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental. ... Os dois tipos de atomizadores mais usados em AAS são a chama e o forno de grafite.

Por que somente na região espectral do visível e ultravioleta é possível ter absorção molecular?

A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. Como conseqüência, o pico de absorção pode ser correlacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada.

Em que se baseia a espectrofotometria de absorção Molecular UV-vis?

Espectrofotometria de Absorção Molecular na Região do Ultravioleta e Visível. As medidas espectroscópicas de absorção molecular na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) baseiam-se nas interações da radiação com a matéria. ... A técnica consiste em passar luz pela amostra e medir a fração de luz que é absorvida.

Qual é o fundamento da espectrofotometria?

A espectrofotometria é um método utilizado para medir o quanto uma substância química absorve a luz, medindo a intensidade quando um feixe de luz passa através da solução da amostra. O princípio básico é que cada composto absorve ou transmite luz em uma certa amplitude de comprimento de onda.

O que é um espectroscopia?

A espectroscopia refere uma pletora de técnicas diferentes que empregam a radiação a fim obter dados na estrutura e nas propriedades da matéria, que é usada resolvendo uma grande variedade de problemas analíticos.

O que se entende por espectroscopia atômica?

Espectrometria de absorção atômica, também chamada de espectrofotometria de absorção atômica, é o método de análise usado para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de metais.

Qual é a função da chama na espectroscopia de absorção atômica?

Em espectrometria de absorção atômica com chama, a atomização, isto é, a conversão da espécie volatilizada em átomos livres, deverá ser a maior possível para a obtenção do máximo sinal. ... A chama tem a finalidade de transformar íons e moléculas em átomos no estado fundamental (Figura 9).

Quando usar cubeta de quartzo?

São usados como recipientes cubas ou cubetas retangulares de vidro ou quartzo. As cubetas de vidro são usadas quando se trabalha na região do visível. Para a região do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que são transparentes à radiação ultravioleta, pois o vidro absorve a mesma.

Quais são os Pré-requisitos para se utilizar espectroscopia na região ultravioleta visível para avaliar uma amostra?

2. Quais são os pré-requisitos para se avaliar uma amostra por Espectrofotometria UV-Vis? A espécie química a ser analisada deve apresentar cor ou poder ser convertida em uma espécie química que produza cor.