Qual A Diferença Entre A Anestesia Peridural E Raquidiana?

Qual a diferença entre a anestesia peridural e raquidiana

Anestesia peridural é um tipo de anestesia regional que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo, o que inclui abdômen, pelve, costas e pernas.

A anestesia regional é normalmente utilizada durante procedimentos cirúrgicos simples como durante um parto normal, em cirurgias pequenas como cirurgias ginecológicas ou estéticas ou em ortopedia, por exemplo.

Laringoscópio (19)

A anestesia é uma estratégia utilizada com o objetivo de prevenir a dor ou alguma sensação durante uma cirurgia ou procedimento doloroso por meio da administração de medicamentos através da veia ou por meio da inalação. A anestesia normalmente é realizada em procedimentos mais invasivos ou que possam provocar qualquer tipo de desconforto ou dor no paciente, como cirurgia do coração, parto ou procedimentos odontológicos, por exemplo.

Ela pode ser injetada pela veia, tendo um efeito imediato, ou inalada através de uma máscara, chegando na circulação sanguínea após passar pelos pulmões. A duração do seu efeito é determinada pelo anestesista, que decide qual será o tipo, a dose e a quantidade do medicamento anestésico.

Embora sejam raros, podem ocorrer efeitos colaterais como suor excessivo, infecção no local da injeção, toxicidade sistêmica, problemas cardíacos e pulmonares, calafrios, febre, danos nos nervos, perfuração da membrana que protege a medula espinhal, chamada de dura-máter, podendo causar paraplegia.

Possíveis riscos

Possíveis riscos

A anestesia peridural é feita pelo anestesista, no hospital, aplicando o medicamento anestésico no espaço vertebral para atingir os nervos da região, tendo uma ação temporária, controlada pelo médico. 

A anestesia peridural é feita pelo anestesista no hospital, utilizando um cateter epidural. Antes de iniciar o anestesia, é administrado soro fisiológico na veia, para que possam ser injetados remédios caso a pressão arterial baixe muito durante a peridural.

Neste tipo de anestesia regional, o anestésico local é administrado ao redor dos nervos responsáveis pela sensibilidade e pelo movimento do membro onde vai ser realizada a cirurgia, podendo ser administrada uma variedade de bloqueadores do nervo.

Quais as vantagens da peridural?

Também chamada de anestesia combinada, o duplo bloqueio é caracterizado quando os anestesistas optam por utilizar a anestesia peridural e raquidiana em conjunto. Isso ocorre porque a raquidiana possui efeito de bloqueio motor imediato, aliviando as dores da gestante, enquanto a peridural possui maior durabilidade anestésica.

Cirurgias na coluna são realizada sob anestesia geral, não havendo dor durante o procedimento. A recuperação cirúrgica não costuma ser dolorosa, podendo ser bem controlada com medicações analgésicas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A RAQUIANESTESIA E A ANESTESIA PERIDURAL?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A RAQUIANESTESIA E A ANESTESIA PERIDURAL?

Os medicamentos utilizados deixam a pessoa inconsciente e causam insensibilidade à dor, promovendo relaxamento muscular e causando amnésia, para que tudo o que acontece durante a cirurgia seja esquecido pelo paciente.

A Kelp Med oferece a melhor experiência em materiais hospitalares para médicos, profissionais de saúde, hospitais, clínicas e para a rede pública de saúde, com preço competitivo e produtos exclusivos da marca Kelp Med. É possível parcelar as compras em até 6x sem juros no cartão de crédito, comprando diretamente pelo site ou WhatsApp. As entregas são feitas em todo Brasil, com frete grátis para o Rio de Janeiro nas compras acima de R$300.

A peridural pode atrapalhar o andamento do trabalho de parto?

A anestesia peridural é muito semelhante a raqui, porém com algumas diferenças: o anestésico é injetado na região peridural, que fica ao redor do canal espinhal, e não dentro, como no caso da raqui. Na peridural, o anestésico é inserido por um cateter, que é implantado no espaço peridural e o anestésico fica sendo administrado constantemente através do cateter, além de ser uma quantidade maior do que na raqui. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal.

É muito importante que o paciente converse com o médico antes da cirurgia para contar se tem algum caso na família de problema com anestesia. O paciente também deve informar quais medicamentos toma e alimentos ou substâncias que tem alergia, já que não é possível saber se o paciente é alérgico à anestesia antes de realizá-la.

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Qual a posição indicada durante a anestesia peridural ou raqui anestesia?

Além disso, a peridural pode ser feita no parto normal nos casos em que a mulher tiver muitas horas de trabalho de parto ou que sinta muitas dores, sendo utilizado um analgésico por via peridural para aliviar a dor. Veja como é feita a anestesia peridural no parto.

A anestesia local é o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo, habitualmente na pele. Ao contrário das anestesias geral e regional, que devem ser administradas por um anestesiologista, a anestesia local é usada por quase todas as especialidades.

O que é a anestesia raquidiana?

A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. O objetivo deste método é bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. A anestesia raquidiana é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, em um local abaixo da medula espinhal.

Quais os tipos de anestesia local?

A anestesia local promove bloqueio da sensibilidade em determinada região do corpo por meio do uso de medicações chamadas de anestésico local. O uso pode ser tópico (gel, spray ou pomadas) ou por infiltração (injeção da medicação na pele e subcutâneo).

Quais as vantagens da anestesia raquidiana?

Quais são as vantagens da raquianestesia? Pode ser usada uma pequena quantidade de anestésico, minimizando, assim, os riscos já em si muito raros, de reações secundárias a eles. Rápido início de ação. Excelente controle do nível de anestesia , com preservação da consciência.

Quais as desvantagens da anestesia raqui?

Quais são os riscos da raquianestesia? O risco de uma intoxicação por anestésicos locais é quase nulo. No entanto, este tipo de anestesia apresenta como desvantagem uma cefaleia pós-punção, maior que com outros tipos de anestesia .