O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. ... Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
Para ele, como para Piaget, o aprendizado se dá por interação entre estruturas internas e contextos externos. A diferença é que, segundo Vygotsky, esse aprendizado depende fundamentalmente da influência ativa do meio social, que Piaget tendia a considerar apenas uma "interferência" na construção do conhecimento.
Neuchâtel, Suíça
Jacqueline Piaget
Entre 1957 e 1973, publicou “Estudos da Epistemologia Genética”. Piaget escreveu cerca de 100 livros e mais de 500 artigos científicos.
Construtivismo
Além disso, é importante considerar que o professor também contribui para o desenvolvimento do estudante por meio do exemplo. Sendo assim, um docente que tem um bom controle das suas emoções e que se posiciona de maneira ética e positiva em sala colabora para a formação socioemocional dos alunos.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Em um currículo construtivista, por exemplo, os alunos estão ativamente envolvidos em seu aprendizado para alcançar novos entendimentos. Desta forma, o ensino construtivista promove o pensamento crítico e cria alunos ativos e motivados. O aprendizado em todas as áreas envolve inventar e construir novas idéias.
Na abordagem construtivista, o professor também é responsável por incentivar os alunos a buscarem novos conceitos, novas maneiras de conhecer e de compreender o mundo ao seu redor e o que é apresentado em sala de aula.