A característica principal dos anelídeos é que possuem um corpo cilíndrico, dividido em anéis e alongado. Os anelídeos são animais invertebrados pertencentes ao filo Annelida. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os Hirudíneos: Sugadores de Sangue As sanguessugas pertencem à classe dos hirudíneos e são encontradas no mar, na água doce e em meio terrestre úmido. Do mesmo modo que as minhocas, possuem corpo segmentado, clitélo e não tem cabeça diferenciada e muito menos parapódios.
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. O nome do grupo já fornece uma pista sobre uma característica compartilhada por todos eles. ... Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária.
Resposta. Porque possuem órgãos é sistemas mais desenvolvidos,como os órgãos de circulação,reprodução e digestão.
Sistema digestório dos anelídeos: Como dito anteriormente, os anelídeos possuem sistema digestório completo. A boca localiza-se no primeiro segmento e o ânus no último. Possuem digestão extracelular.
Clique aqui para abrir o player de áudio. O corpo dos anelídeos é revestido por celoma, uma cavidade preenchida por líquido, que funciona como esqueleto hidrostático dando a sustentação necessária para que o animal se movimente. ...
Digestão e Excreção: os artrópodes podem ser carnívoros ou herbívoros. Apresentam sistema digestório completo, ou seja, se inicia na boca com a captura de alimento e termina com as excretas sendo liberadas através do ânus.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".
A metade de todos os seres vivos de nosso planeta pertence ao filo Arthropoda, o que lhes confere uma forte importância ecológica em todos os grandes ecossistemas atuais. ... Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis.
A importancia ecologica dos equinodermos é bastante consideravel devido ao seu papel de " predador do topo da cadeia alimentar " , podem alterar a composição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilibrio dos ecosistemas.
Os artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal. ... O termo exoesqueleto significa esqueleto externo. O exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal.
Muitos artrópodes são importantes vetores de várias parasitoses, bacterioses e viroses ... ...a própria saliva destes artrópodes hematófagos pode também causar fortes alergias em pessoas suscetíveis!
Importância econômica ecológica Inúmeros artrópodes que vivem no solo são agentes importantes na manutenção da sua fertilidade. Dentre eles, podemos citar piolhos-de-cobra, tatuzinhos de jardim, ácaros, besouros, entre outros. Podem desempenhar esse papel tanto na fase larval quanto na fase adulta.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
No meio ecológico os insetos fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento ou se alimentando. ... Eles também controlam o crescimento de plantas e até permitem que algumas não sejam extintas”, contou o estudante.