rio Doce
bacia do Rio Paraná
Apesar de ser a menor região brasileira em extensão territorial, as terras da região Sul são as mais bem aproveitadas. Suas lavouras produzem grandes safras de arroz, soja, uva (Rio Grande do Sul); café, algodão, batata, feijão, milho e trigo (Paraná); e alho, fumo e maçã (Santa Catarina).
O Rio Paraná é o principal, mas recebe água do rio Grande, Tietê, Tietê, Paranapanema, Iguaçu e outros; Bacia do rio Uruguai: com uma área de 385.
Assim, o relevo da Região Sul do Brasil é inclinado para o interior e a maioria dos rios — que é de planalto — segue no sentido leste-oeste. Esses rios são concentrados em duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Uruguai, ambas as subdivisões que fazem parte da Bacia Platina.
A região Sudeste é conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades. Nela estão localizadas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas das principais cidades brasileiras e importantíssimas para a economia nacional. Fato marcante no Sudeste é sua população.
A vegetação da região Sul é variada, com matas de araucária (pinhais) nos planaltos, e os campos nos pampas. ... Na região do litoral se destacam a vegetação de mangues, praias e restingas.
Resposta. Resposta: Precaria e em extição.
Resposta. Explicação: Também chamada de Floresta Latifoliada Tropical, ocupa cerca de 13% do território nacional, sendo menor apenas que a Floresta Amazônica e o Cerrado. É o tipo de cobertura vegetal mais devastado, apresentando atualmente apenas 14% de sua área original.
A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. Inclui árvores tortuosas (troncos e galhos retorcidos) e presença de gramíneas. No norte do Mato Grosso, encontramos parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.
No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. ... Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
Resposta. a maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
As principais formações vegetais dessa região são: Floresta Equatorial Floresta Tropical Vegetação do Pantanal Campos Cerrado.