§ 2º Entende-se por prestação onerosa de serviços de comunicação o ato de colocar à disposição de terceiro, em caráter negocial, quaisquer meios e modos aptos e necessários à geração, à emissão, à recepção, à transmissão, à retransmissão, à repetição, à ampliação e à transferência unilateral ou bilateral de mensagens, ...
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima. Canal de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc.
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir - lugar e tempo, emissor e receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.
O termo ruídos na comunicação se refere a qualquer elemento – interno ou externo – que possa interferir no processo de comunicação entre um falante e um ouvinte (emissor e receptor).
Confira agora seis dicas essenciais para reduzir os ruídos na comunicação!
Existem muitas fontes de ruídos, isto é, fatores que podem impedir a transmissão de mensagens entre emissor e receptor. É possível classificá-los em 5 principais categorias de ruídos — os físicos, técnicos, psicológicos, fisiológicos e semânticos.
Não é difícil prever as consequências disso. O ruído na comunicação prejudica a reputação da empresa — interna e externamente —, tem um aumento exponencial em retrabalhos e prejuízos (materiais ou não) e pode até mesmo estimular a desmotivação e o elevado índice de rotatividade na empresa.
Ruídos na comunicação empresarial são interferências que atrapalham o fluxo das mensagens nas organizações. Os ruídos comunicacionais podem estar ligados à estratégia, à operação e até à transmissão de informações que dinamizam a rotina e mantém os colaboradores engajados e motivados em seu trabalho.
Tipos de ruídos: conheça já
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.