Sistema Linfóide - Departamento de Ciências Básicas ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
O sistema linfático garante que líquido presente nos espaços teciduais retorne para a circulação sanguínea. O sistema linfático é constituído por capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos (ducto torácico e ducto linfático direito) e linfonodos.
Drenagem dos resíduos metabólicos e de água dos espaços intersticiais; Reintegrar proteínas ao sangue; Absorção de substâncias não absorvíveis pelos capilares venosos (como os ácidos graxos); Conduzir ao sangue os elementos que atravessam a mucosa intestinal no processo de digestão (Ex: glicose, aa, ...);
Os capilares linfáticos formam uma rede muito extensa e fina, maiores que os capilares sanguíneos e altamente permeáveis, permitindo a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não podem ser absorvidos pelo sistema venoso, já que este absorve somente moléculas pequenas.
O sistema linfático é composto por vasos capilares distribuídos por todo o corpo. Eles são semelhantes às veias e chamados de vasos linfáticos. Os vasos linfáticos se localizam entre as células e têm a função de drenar o excesso de líquido que extravasa dos vasos sanguíneos, banhando as células.
Os linfonodos são encontrados em maiores quantidades no pescoço (linfonodos cervicais), nas axilas (linfonodos axilares), nas virilhas (linfonodos inguinais), ao longo dos grandes vasos sanguíneos e nas cavidades do corpo.
Os linfonodos são conhecidos também como gânglios ou nodos linfáticos. São formações localizadas ao longo dos vasos do sistema linfático e são em número de 600 e 700 ao todo.
Os principais sintomas do linfoma de Hodgkin são:
Função: o ducto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, já o ducto linfático é responsável por drenar a linfa de todo o membro superior direito e do lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax para a corrente sanguínea.
Edson Celulari descobriu câncer porque teve um sintoma de gripe que não passava. Em junho de 2016, Edson Celulari anunciou que havia descoberto um Linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático. Na foto postada para anunciar a descoberta da doença, ele já aparecia careca e pálido.