Rizópodes, Flagelados, Esporozoários e Ciliados. --> O critério para separá-los nestes quatro grupos são os que seguem: - ciliados por conta da locomoção, que é feita através de cílios, como ocorre com o paramécio.
Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.
O termo “protozoário”, do grego protos, primitivo, e zoon, animal, designa um grupo de organismos unicelulares e heterótrofos, isto é, que possuem uma única célula e dependem das moléculas orgânicas elaboradas por outros seres para se alimentar.
Os protozoários, apesar de também serem unicelulares, como as bactérias, são eucarióticos. Esses organismos vivem, geralmente, em água-doce, mas também são encontrados em água salgada, regiões lodosas e solo úmido; e alguns são parasitas, como o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
Pode-se afirmar que os protozoários são seres unicelulares e heterotróficos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Já as algas são seres pluricelulares e autotróficos, sendo capazes de produzirem o seu próprio alimento.
As bactérias (Reino Monera) são os menores seres vivos e possuem células do tipo procariota – sem membrana nuclear. Os protozoários (Reino Protista) possuem células eucariotas que são células maiores, mais complexas e com carioteca (membrana do núcleo).