Trata-se de problemas ambientais globais, dos quais podemos citar o efeito estufa, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio. Juntos, esses fenômenos podem ocasionar a intensificação do Aquecimento Global e provocar sérios danos às sociedades e à natureza.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
A qualidade de vida, as relações socioeconômicas e capitalistas, a desigualdade social e ao acesso à terra são importantes para a análise da degradação ambiental. uma mudança na qualidade de vida da população, que de forma direta ou indireta está ligada com o meio em que vive.
Saiba mais sobre a ISO 14001....Mas qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental?
A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.
3- Impacto direto: resultado da simples ação causa e efeito. 4- Impacto indireto: resultante de uma reação secundária, ou quando é parte de uma cadeia de reações. 5- Impacto local: quando a ação afeta o próprio sítio e suas imediações. 6- Impacto regional: quando a ação se faz sentir além das imediações do sítio.
Impacto positivo ou benéfico: quando a ação resulta na melhoria a qualidade de um fator ou parâmetro ambiental; Impacto negativo ou adverso: quando a ação resulta em um dano à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.
Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
Quando nos referimos a questões socioambientais, estamos nos referindo principalmente dos problemas ligados entre o Homem e a Natureza, sendo todo conjunto de ações provocadas pelo ser humano que prejudicam o meio em que vivemos.