Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.
Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Isso porque os escritores absorvem um estilo de vida boêmio e noturno, além do pessimismo romântico presente na literatura de Byron.
O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. ... Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Gerações do Romantismo no Brasil
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. ... A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.