Um Maluco no Pedaço é uma das séries mais queridas de todos os tempos. Seja por ter catapultado a carreira de ator de Will Smith, seja pelas histórias extremamente engraçadas que conta ou pelos episódios rápidos e cheios de pautas sociais.
A vida na mansão da poderosa família Banks vira de cabeça para baixo quando Will, um parente malandro da Filadélfia, vai morar com eles na mansão de Bel-Air.
Quando Will se muda das ruas da Filadélfia para a mansão de seus parentes ricos no luxuoso bairro de Bel-Air, todo mundo precisa fazer grandes mudanças.
O show pode ser ancorado pelo carisma único de Will Smith – mas o resto do elenco não fica para trás. O tio Phil, de James Avery, era uma figura paterna tão poderosa que deu a um jovem J. Cole sem pai alguém para olhar e aprender com os ensinamentos. As aventuras de Will trouxeram à tona questões como racismo e representação racial (“Father Knows Best”) quando os assuntos não faziam parte da discussão principal na sociedade e na TV. O comentário de classe é sofisticado e brutalmente honesto, especialmente para uma comédia.
Quando Vivian vai passar o fim de semana em Berkeley, Hilary fica no comando da mansão Banks. Will não é bobo nem nada, então pega as chaves do carro para curtir o período, mas acaba perdendo dinheiro e o carro para um traficante. Phillip e Geoffrey tentam resgatá-lo, mas a missão é ainda mais difícil do que parece.
Havia apenas uma opção para lugar superior. Numa época em que todas as questões são tão divisórias, é um luxo saber que todas as opiniões estão alinhadas em pelo menos uma coisa. O melhor episódio deUm Maluco No Pdaço é inequivocamente aquele em que Lou volta para partir o coração do filho Will. A cena central em que Will entrega seu icônico monólogo é tão crua que parece real.
A tia Janice de Will vai se casar. Com um cara branco. Sua mãe, Viola, não apoia o casamento e dá sua opinião. O que o conflito capta tão realisticamente é como todos se sentem desconfortáveis com seu próprio desconforto. Vivian se inclina para surpresa e leve consternação, em vez de mostrar abertamente sua angústia. Viola é a única pessoa que imediatamente expressa sua desaprovação: “O que diabos Janice está pensando?” Viola criou Janice e se sente no direito de julgar, mesmo que as outras duas irmãs apoiem externamente o casamento. Viola diz: “Eu não quero que minha irmã se case com esse homem.” Will responde: “Tia J parece tão feliz… não é?” Quando ele se encontra em silêncio, ele continua: “E é isso que queremos para ela… não é?” Viola anuncia sua recusa em apoiar o casamento e coloca Will com ela. Ele argumenta que ele é o padrinho,
Parece simples, certo? Só que quando os dois vão ao caixa eletrônico, um ladrão aparece com uma arma. Ele atira em Carlton, mas Will acaba o empurrando para fora da linha de fogo e é atingido.
Como o próprio nome entrega, este episódio de Um Maluco no Pedaço é um pouco mais pesado do que o esperado e traz uma reflexão bem a frente do seu tempo sobre porte de armas nos EUA. Will, Carlton e Philip estão saindo para um acampamento, mas, nos preparativos, Will acaba arruinando um bote salva-vidas que Carlton tinha preparado com antecedência para a viagem. Ele oferece dinheiro em troca para o primo.
O episódio também lida com a questão de que grau de lealdade que Will deve à mãe, dado que ele discorda dela em nível moral. É aqui que The Fresh Prince é excelente e por que é apoiado por tanto tempo. Você nunca poderia contestar a acusação de que esse episódio ou o problema é abordado de uma só maneira – ele cobre um terreno tremendo em apenas 24 minutos e termina sem uma resolução correta. Viola participa do casamento, mas não com um apoio sincero, mas o fato de ela estar lá é um testemunho de sua devoção à irmã.
O projeto essencialmente subversivo que encantou o produtor musical Quincy Jones, baseado livremente na vida do empresário Benny Medina, criado por Andy e Susan Borowitz, foi muito além do que as convenções das sitcoms permitiam, tocando em temas espinhosos, como psicotrópicos, racismo institucionalizado e violência urbana. Vale destacar o desenvolvimento narrativo, sempre emoldurado por um humor ágil, conseguindo transformar o protagonista, inicialmente uma figura símbolo do caos, o rebelde desrespeitoso, em um jovem adulto amadurecido, agregando camadas à usual caricatura dos rappers.
A lição deste episódio não é particularmente inovadora: não sucumba à pressão dos colegas e não beba e dirija. Mas, da maneira típica de Um Maluco No Pedaço, o velho é renovado novamente. A presunção do episódio é um encontro com os que partiram. Depois de beber demais e alegar que ele está bem para dirigir, Will acorda em um cemitério. Ele fala com três fantasmas equivocados que defendem suas decisões terríveis e fatais. Ele diz a eles que todos eles morreram por razões estúpidas, então ele percebe o quão perto ele estava de uma história semelhante.
Quando Phil recebe uma ex-namorada da faculdade na casa Banks, ninguém esperava que a moça tentaria seduzir Will ao invés do cara com quem já namorou. A confusão começa por aí, principalmente pelo fato de que Will deveria estar conhecendo a filha da mulher.
A beleza do programa é como ele equilibra escuridão com leviandade (alguém realmente achou a morte de Trevor trágica?). Existem tantos episódios de qualidade que não entraram na lista que abordam assuntos sérios: classismo (“Geoffrey Cleans Up”), sexo (“The Best Laid Plans”), suborno (“To Your Own Self Be Blue” e “Gold”), drogas (“Just Say Yo”). O programa aborda um espectro de questões que vão desde problemas comuns de adolescentes suburbanos, como bullying e pressão dos colegas, até problemas sociais muito mais sutis, como o casamento inter-racial e o que significa ser mãe solteira. O show enche muito o coração do telespectador e consegue ensinar sem se sentir didático.
O episódio que tem a clássica e icônica dança de Carlton Banks definitivamente não poderia ficar de fora deste ranking. Striptease segue Will, Carlton e Geoffrey caindo numa cilada ao investirem numa dica de um insider trading para uma ação que penhoraria a pulseira de diamante de Vivian. A empresa pede falência e obviamente o trio perde o dinheiro.
O trio começa a apostar após assistir a um game show na TV. Carlton e Will enganam Geoffrey, fazendo-o pensar que ele ganhou na loteria, usando um bilhete e um sorteio já antigos. O mordomo deixa o emprego depois de insultar a comida de Vivian, quebrar um vaso caro, abrir uma garrafa cara de champanhe e pular no sofá.
Will e Carlton são despejados de seu apartamento e Will tenta evitar voltar para casa. Embora tia Viv e tio Phil tratem Will como filho, há uma grande diferença entre Will e seus primos. Carlton, Ashley e Hilary sempre têm uma rede de segurança. Hilary volta para a casa da piscina sempre que lhe apetecer e Carlton volta para casa imediatamente após ser despejado. Ele se dá ao luxo de se auto-selecionar fora do mundo real quando isso se mostra muito inconveniente. Mas a passagem de Will em Bel-Air é um visto temporário. Ele sabe que é um intruso. Para voltar para Bel-Air e ficar lá, Will tem que seguir seu próprio caminho, e é difícil superar seu orgulho e aceitar ajuda. Will é um turista em um estilo de vida rico e, embora possa imaginar que ele faz parte desse mundo por procuração, quando considera seu futuro, é forçado a perceber que sua realidade é mundo diferente do de seus primos.
O episódio piloto de uma série é pensado justamente para fisgar o público logo no início da trama, apresentando os personagens e dando uma prévia de tudo o que está por vir adiante. Um Maluco no Pedaço é uma das poucas séries que consegue, de fato, fazer isso com maestria e ter seu primeiro capítulo no ranking dos melhores.