EQST

Quais So Os Instrumentos De Poltica Fiscal Restritiva?

Quais são os instrumentos de política fiscal restritiva?

corte de gastos públicos, redução nos impostos e aumento da taxa de redesconto. ... corte de gastos públicos, aumento nos impostos e redução nos subsídios.

O que é uma política fiscal restritiva?

A Política Fiscal Restritiva refere-se à redução dos gastos governamentais e/ou aumento da tributação (carga tributária). ... No que se refere à taxa de inflação, uma política fiscal restritiva, por meio da elevação dos impostos, irá aumentar a arrecadação tributária.

O que é política monetária expansionista e política monetária restritiva?

A Política Monetária Expansionista é usada, geralmente, quando a economia se encontra numa situação de recessão, sendo preciso, então, um estímulo para o seu crescimento. Ela é o contrário da política monetária restritiva, ou seja, visa aumentar a liquidez e a oferta de moeda na economia.

Qual o conceito de política fiscal?

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos.

O que é uma política fiscal e para que ela serve?

A Política Fiscal determina o planejamento orçamentário do governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos de forma equilibrada, levando em consideração o total das despesas e receitas de um período.

O que é uma política fiscal contracionista?

Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

Quais são os instrumentos de política fiscal?

Os principais instrumentos da política fiscal são:
  • Os gastos governamentais, que incluem os subsídios;
  • A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.
18 de nov. de 2020

Quais são os 5 instrumentos de política fiscal?

Instrumentos de Política Fiscal A Política Fiscal refere-se ao orçamento do Governo e seus componentes: A) Receitas de impostos e taxas e outras rendas como dividendos e aluguéis; B) Despesas de custeio ou de funcionamento dos serviços públicos; C) Juros da dívida pública; e D) Investimentos públicos: obras e infra ...

Qual é o objetivo de uma política monetária expansionista?

Para controlar a oferta da moeda em circulação no país, o Governo adota uma política monetária restritiva ou expansionista. A ideia é ter um recurso que possa manter a inflação em equilíbrio. ... Esse índice, junto à inflação, pode ser utilizado tanto para estimular como para desestimular a economia.

O que é a política monetária expansionista?

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

O que é a política fiscal e do que trata?

O que é Política Fiscal? Política fiscal é o conjunto de medidas que o governo toma para administrar e controlar seu orçamento, além de equilibrar suas despesas e receitas. ... Ou seja, se trata da administração das receitas e gastos de um país. Dessa forma, a população tem mais confiança no país.

Qual é o principal objetivo da política fiscal?

Qual é o papel da política fiscal? O objetivo é equilibrar gastos e arrecadação do governo para aumentar o bem-estar da população.

Para que serve a política fiscal?

A Política Fiscal determina o planejamento orçamentário do governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos de forma equilibrada, levando em consideração o total das despesas e receitas de um período.

Qual a função da política fiscal?

A política fiscal possui três funções: alocação, distribuição e a estabilização econômica. ... A estabilização econômica mitiga os ciclos econômicos, em particular, as crises e modera os níveis de endividamento que podem criar fragilidades econômicas para o país.

É um exemplo de política fiscal contracionista?

Quando a política fiscal é contracionista (com queda de gastos ou aumento de impostos), o contrário ocorre. ... Um exemplo disso foi a queda de impostos sobre automóveis praticada pelo governo Dilma em 2012.

O que é política fiscal exemplos?

Nessa política, o que se vê é um governo que injeta ou recolhe recursos por meio do controle e alteração da taxa básica de juros. ... Enquanto nas políticas fiscais a redução da taxa de juros gera um auxilia a conter a inflação, na monetária gera um aumento de demanda que faz com que a inflação cresça, por exemplo.

É exemplo de política fiscal?

A política fiscal Um exemplo atual da política fiscal é discussão da reforma tributária visando minimizar o massacre arrecadatório sobre a classe média e as micros e pequenas empresas, já que geram muitos empregos no país.

Quais são os principais instrumentos de política fiscal?

Quais são os principais instrumentos da política fiscal? São os gastos governamentais e os tributos. Com esse equilíbrio, é possível realizar as ações necessárias.

Quais as consequências de uma política monetária expansionista?

Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. ... A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.