Saiba quais são os exames mais importantes durante a gestação
Os exames que devem ser realizados no terceiro trimestre de gravidez incluem:
Na reta final da gravidez, a gestante deve se submeter a uma cardiotocografia, método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal.
A ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre é aquela feita entre o início da 28ª semana até o final da 32ª semana de gravidez.
Este último ultrassom é chamado de obstétrico e seu foco é o crescimento do bebê. Ele também descarta algumas formações de diagnóstico tardio, como a hidrocefalia. Nesse exame final, a placenta recebe atenção especial.
Trimestre é o período de tempo equivalente a três meses. ... 3º trimestre: de julho a setembro. 4º trimestre: de outubro a dezembro.
Nos dias mais quentes, é importante ingerir mais líquidos, de preferência água, e evitar ficar muito tempo em pé para suas pernas e pés não fiquem tão inchados. Também há um aumento do volume de sangue no corpo, aumento de peso e acentuação de lordose lombar, podendo levar à dores na coluna.
1. Alimentação. Não há exatamente restrições alimentares no final da gravidez — exceto, se você tiver desenvolvido diabetes gestacional —, mas é bom evitar alimentos gordurosos e muita proteína, que são mais difíceis de serem digeridos e aumentam a azia na gravidez.
Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.
A prática de atividades físicas não é proibida durante os últimos meses de gravidez. Porém, ela deve ser feita com cautela. Outra orientação é evitar os exercícios de alto impacto. Lembre-se que suas articulações estão sobrecarregadas no final da gestação e sua coluna está com o eixo adaptado à gravidez.
As gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso central, que começa a produzir dopamina. Essas transformações hormonais podem causar mudanças no humor de algumas mulheres, o que explica por que elas se sentem bastante deprimidas e, às vezes, até mesmo com vontade de chorar na gravidez.
Do medo à ansiedade: Os sentimentos nas últimas semanas da gestação. O choro fácil se justifica pela separação que se aproxima, pelos hormônios em excesso, pela mudança repentina. Se uma palavra pudesse descrever o pré-parto seria urgência, ou algum sinônimo de pressa.
O sobe e desce dos hormônios faz com que a mulher fique mais emotiva ao longo de toda a gravidez. No entanto, conforme o parto se aproxima, a expectativa e a tensão aumentam. Junte a isso todos os outros incômodos que a gestante sente nessa fase e está explicado o cansaço, a irritabilidade e a emoção à flor da pele.
Há uma explosão de hormônios na gravidez Ao longo da gestação, os níveis hormonais da mulher podem se alterar significativamente, causando grandes impactos emocionais no seu dia a dia. Esse é o principal motivo pelo qual elas se tornam mais suscetíveis à instabilidade de humor, à irritabilidade e à sensibilidade.
Dicas para evitar o estado emocional abalado na gravidez
Passar da alegria à tristeza e incomodar-se com coisas que antes você nem ligava, são sentimentos típicos que a gestante provavelmente vai viver e que de certa forma se parecem com os sintomas da TPM. Os hormônios que estão influenciando as oscilações de humor são a progesterona e o estrogênio.