SINALIZADORES
1. Comandos Elétricos I Prof. php Página 23 DISPOSITIVOS DE COMANDO São equipamentos de comando elétrico com a finalidade de enviar um sinal elétrico para o acionamento de um equipamento ou interrupção de um circuito de comando, permitindo ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
A sua ligação é feita conectando o terminal 1 com o 6, o 2 com o 4 e o 3 com o 5, formando um triângulo. Depois, você deve conectar as fases do circuito (R,S,T ou L1, L2,L3), cada fase em uma ponta desse triângulo. Como cada bobina está ligada em duas fases, não existe neutro neste tipo de fechamento.
Se ele roda ao inverso do comandado, (mandamos rodar em sentido horário mas ele rodou anti-horário), basta inverter uma das bobinas (qualquer uma delas). Se precisar inverter a direção do motor, basta também apenas inverter os dois fios de qualquer uma das fases.
Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rodado de um ângulo exato. Neste tipo de motor, a rotação do balancete é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.
Os drivers do motor de passo convertem os sinais de pulso do controlador em movimento do motor para conseguir um posicionamento preciso.
Existem três tipos básicos de motores de passo: de relutância variável, de ímã permanente e híbrido....Vantagens dos motores de passo