EQST

Quais So As Sondas Periodontais?

Quais são as sondas periodontais?

Sonda ZA3 – possui um diâmetro de 0.5 mm e graduações em 3, 6, 9 e 12 mm. Sonda HO2 – é não-graduada e tem um diâmetro de 0.4 mm; Sonda NS2 – é não-graduada e tem um diâmetro de 0.5 mm; Sonda NP2C – tem um diâmetro de 0.5 mm e graduações em 3-5 mm.

Para que serve a sonda periodontal?

Somente um exame clínico adequado no consultório odontológico com um instrumento denominado sonda gengival (sonda periodontal) pode determinar se a gengiva está saudável; se há inflamação gengival (gengivite) ou se há uma doença nas estruturas de suporte dos dentes (periodontite).

Como é feito o exame periodontal?

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.

Quais são as marcações da sonda periodontal do tipo Williams?

As sondas Williams e Goldman-fox foram mensuradas nas marcações de 0 a 5.0; 0 a 7.0 e 0 a 10.0mm, e as sondas tipo Michigan nas marcações de 0 a 3.0; 0 a 6.0 e 0 a 8.0mm. Os resultados encontrados evidenciaram que a maioria das marcações não eram precisas.

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Tipos de periodontite
  • Periodontite crônica. ...
  • Periodontite agressiva. ...
  • Doença periodontal avançada. ...
  • Boa higiene bucal. ...
  • Visitas odontológicas regulares. ...
  • Cirurgia de retalho periodontal (cirurgia de redução de bolsa) ...
  • Enxertos de tecidos moles. ...
  • Enxerto ósseo.
Mais itens...•15 de ago. de 2019

Quais os meios de diagnósticos em Periodontia?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Para que serve uma sonda milimetrada?

A principal função da sonda periodontal milimetrada é obter as medidas de profundidade clínica de sondagem e o nível de inserção clínica.

O que deve ser observado no exame periodontal?

O exame e a avaliação do periodonto durante o exame clínico periodontal devem incluir: reconhecimento dos sinais clínicos da inflamação; presença de fatores etiológicos e avaliação da higiene bucal; extensão dos danos causados às estruturas periodontais, problemas mucogengivais e, enfim, avaliação oclusal.

Como diagnosticar bolsa periodontal?

O diagnóstico deve ser feito por um especialista A odontologista conta que nessa técnica o dentista posiciona o instrumento entre a gengiva e o dente, inserindo-o até o paciente sentir confortável ou até o limite ósseo. Com isso, faz-se a medição e pode-se obter o tamanho da bolsa periodontal, da perda óssea vertical.

Qual a marcação milimétrica da sonda Who?

A 1° marcação é o termino da bolinha que indica 0,5 mm de profundidade do sulco gengival, a 2° marcação com interval de 3mm indica 3,5 mm, a 3° com intervalo de 2mm indica 5,5 mm, a 4° com intervalo de 3 mm indica 8,5 mm e a 5° com intervalo de 3mm indica 12,5 mm.

O que é PSR em periodontia?

O PSR é um sistema que permite o exame das estruturas periodontais de uma forma simples e rápida, sendo eficaz no diagnóstico e avaliação da severidade da doença periodontal, bem como fornecer uma orientação para o tratamento.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes.

Quais os meios de diagnósticos em periodontia e quais os seus objetivos?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Qual a função da sonda Nabers?

A sonda Nabers é indicada para sondar a extensão e a profundidade das lesões de furca. Utilizadas em periodontia para avaliar a profundidade das bolsas nível de ligação, configurações anatômicas e sangramento gengival. * Com cabo oco grosso de 8mm. * Ponta ativa de 12mm.

Para que serve a sonda Carolina do Norte?

Indicado para exames clínicos de rotina e em procedimentos de periodontia para avaliação da saúde periodontal dos pacientes (existência de bolsas periodontais, perda óssea, entre outros).

Para que serve a sonda exploradora n5?

Seu principal uso dentro da odontologia é o de verificar a presença de cavidades de cárie no esmalte dental e verificar a retenção mecânica nos preparos cavitários do dente para retenção do material restaurador dental.

Qual o objetivo principal da sondagem periodontal?

A sondagem periodontal é a melhor ferramenta de diagnóstico para reunir informações sobre a condição de saúde e o nível de inserção dos tecidos periodontais.

Qual a sequência adequada de um tratamento periodontal?

É de conhecimento dos cirurgiões-dentistas que o tratamento da doença periodontal propriamente dita, independentemente do tipo que se apresente, pode ser dividido didaticamente em três etapas: tratamento não cirúrgico (raspagem a campo fechado), tratamento cirúrgico e terapia de suporte, que é o acompanhamento do ...