We don’t go to cinema very often. Nós não vamos ao cinema com muita frequência. (frequência, rotina, hábito)
Através de exercícios, leituras e exemplos é possível aprender facilmente o ‘Simple Present’. Aproveite para realizar alguns desses exercícios para compreender melhor este tempo e o assunto. Lembre-se de seguir as regras de formação de frases em geral.
💡 DICA: para ver uma explicação mais detalhada da forma interrogativa do presente simples acesse nossa aula sobre o Simple Present - Interrogativa
Por essa razão, o ‘Present Simple Tense’, também é usado para expressão de fatos científicos. Com ele são feitas frases para falar sobre os eventos e fatos que são aceitos como verdade por todos, ou ainda sobre assuntos nos quais as pessoas concordam.
Para explicar de forma mais detalhada as regras do verbo to be no simple present preparamos uma aula especialmente para este caso, você pode acessá-lo clicando aqui em Verbo to be com exemplos e exercícios
O simple present ou também chamado de present simple (presente simples em inglês) é um tempo verbal usado para indicar ações cotidianas que ocorrem no presente. Essas ações cotidianas geralmente são descrições de fatos, especificar estado emocional ou características físicas, expressar opiniões e preferências, contar histórias, descrever rotinas. Vamos ver alguns exemplos:
O presente simples em inglês tem algumas regras próprias dele, por isso há alguns pontos a serem considerados na construção de uma frase no ‘Simple Present’.
Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, tais dúvidas também surgem entre falantes nativos. É com a prática dessas regularidades que você vai aprender esses princípios.
Então, você se lembra da regra do “s” para o he, she e it? Na forma negativa, ela não existe mais, pois em vez de usarmos don’t, usamos o doesn’t.
Como já dissemos anteriormente os verbos auxiliares do / does não tem significado, ou seja como o próprio nome já diz eles são apenas para auxiliar como por exemplo para indicar que uma frase é negativa ou interrogativa. E outro uso dos verbos auxiliares do / does é para respostas curtas (short answers).
Vale ressaltar também que esta regra só se aplica as frases afirmativas, nas frases negativas e interrogativas quem recebe o S no final é o verbo auxiliar que nesse caso é o Does, e por terminar com a letra O, conforme a regra, ao invés de receber um S ele termina com ES.
Quando olhamos para o ‘Simple Present’ na 9ª série, esse assunto será mais aprofundado. As informações dadas nas aulas anteriores são repetidas e novas informações são adicionadas às informações existentes. As áreas de uso do ‘Present Simple Tense’, advérbios e frases adequadas para este tempo estão se tornando cada vez mais difíceis.
O Does será utilizado apenas na terceira pessoa do singular (lembra que os verbos mudam na terceira pessoa do singular nas frases afirmativas?).
E por último vamos ver como fica a conjugação do verbo "to be" (Ser / Estar) no presente simples afirmativo, negativo e interrogativo.
É muito comum que aprendizes do inglês tenham dificuldades no uso das regras do Simple Present.
Vale dizer que o sufixo ‘-s’ pode assumir a forma de ‘-es’ ou ‘-ies’ em alguns verbos. Importante lembrar que o sufixo ‘-s’ não é usado quando a frase conta com o verbo auxiliar ‘does’, em frases negativas e interrogativas.
Assim como na forma negativa também temos que utilizar os verbos auxiliares do / does para formarmos as frases interrogativas no simple present.
O simple present pode ser formado na afirmativa, negativa e interrogativa seguindo as regras de uso explicadas abaixo: Afirmativa: Formado pelo sujeito + verbo principal, sendo que ao ser conjugado na terceira pessoa do singular precisa do acréscimo das partículas “s”, “ies” ou “es”.
Tabela com exemplos de verbos conjugados
É o exemplo de “to play” (jogar, tocar), que, no simple present, varia entre “plays” para a 3ª pessoa do singular (he, she e it), e “play” para as demais (I, you, we, they). E, tanto no simple past quanto no present perfect, esse verbo é conjugado como played.