Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá.
Tem mais depois da publicidade ;) Um das regionalizações do Brasil mais adequadas para a compreensão do território é a que divide o nosso país em três regiões geoeconômicas: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia (como está ilustrado no mapa presente no início deste texto).
No entanto, dois formatos são utilizados com maior frequência: a regionalização político-administrativa — tradicional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com enfoque em critérios humanos, como formação étnica e a distribuição territorial da população — e a regionalização geoeconômica — tratando ...
As duas formas de regionalizar o Brasil são: -A divisão regional do IBGE; -Divisão geoeconômica. Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões.
Resposta
Resposta. Pela extensa área geográfica que possui, para ser mais monitorada contra invasões e ataques estrangeiros e pela diversidade do clima . As regiões divididas em Estados Membros e estes em Municípios mais o Distrito Federal, facilita o gerenciamento do Estado ( Governo Federal ).
manter o espaço em regiões, agrupando as áreas com características diferentes, para compreender melhor as particularidades e necessidades de cada região. dividir o espaço em regiões, agrupando as áreas com características semelhantes, para compreender melhor as particularidades e necessidades de cada região.