A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, como fornecer energia para o corpo, reduzir a pressão arterial, evitar cãibras musculares e favorecer o aumento da serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor.
- Banana-maçã: é uma fruta de casca fina, polpa suave e lembra o sabor mais adstringente e o aroma da maçã. A polpa é mais clara e é fácil de digerir. É pequena e seu tamanho varia de 5 a 10 centímetros. Quando madura, apresenta uma casca amarelada. Em uma unidade (cerca de 65 g) há 70 kcal. Além disso, a mesma quantidade do alimento contém 17g de carboidratos, 199 mg de potássio, 17 mg de magnésio, 7,8 mg de vitamina C e 1,5 g de fibras.
A banana também ajuda no combate às olheiras, graças ao seu potássio, que tem a função de remover o excesso de líquido que fica debaixo da pele. Para tanto, se recomenda amassar metade da fruta e aplicar ao redor dos olhos quando estiverem inchados, com o cuidado de não deixar que a mistura entre nos olhos.
Além disso, também existe a biomassa de banana verde e a farinha de banana verde, que também podem ser utilizadas não só por pessoas diabéticas, mas também para evitar prisão de ventre e favorecer a perda de peso.
Por ser rica em magnésio e potássio, minerais que favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilitam a circulação do sangue, a banana ajuda a prevenir e a baixar a pressão arterial. Além disso, o potássio é capaz de favorecer a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue através da urina.
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que afeta a retina de forma gradativa, assim, quem a possui perde aos poucos a visão. A vitamina A, bem como a alfa e beta-caroteno estão presentes na banana, sendo que esse trio é um dos grandes aliados da visão, pois protegem a retina, evitando a sua perda.
Você provavelmente já ouviu falar que a banana traz muitos benefícios para quem pratica exercícios físicos, ajudando a evitar cãibras.
Outros estudos descobriram que quem come a fruta de quatro a seis vezes por semana é 50% menos propenso a desenvolver doenças renais. Isso em comparação com pessoas que não comem bananas.
Uma banana média contém cerca de 100 calorias e é cheia de nutrientes e fibras. Por isso, ela pode ser uma ótima opção de lanche, especialmente para quem pratica exercícios ou está de dieta para perder peso.
Outro nutriente que a fruta possui é o ferro e, por isso, mais um dos benéficos da banana está no fato de ajudar no combate da anemia. Essa é uma doença muito comum e que pode levar a outros problemas de saúde.
Além disso, o consumo da banana pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer que tem como causa os danos ao DNA que o estresse oxidativo pode gerar.
A fruta é rica em vários nutrientes que fazem bem à saúde humana, como fibras, potássio, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina B12, além de cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro. Não é à toa que ela é responsável por proporcionar inúmeros benefícios ao nosso corpo e mente.
As bananas estão entre os alimentos mais populares do mundo. Apesar de serem nativas do sudeste da Ásia, elas são cultivadas no mundo inteiro. Logo, podem ser encontradas em diversos tamanhos, cores e formas, sendo a mais comum a banana amarela, que é verde antes de amadurecer.
Esse é o efeito mais visível, e muitas vezes desejado, dos antioxidantes, pois sua ação ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele na medida em que envelhecemos.
Elas fazem um ótimo complemento ao café da manhã. Você pode até usá-las no lugar do açúcar, quando estão bem maduras. Outro benefício é que essas frutas raramente contêm pesticidas devido à sua espessa camada protetora. Isso também facilita seu transporte para um lanchinho durante o dia.
“Banana” Imagem de Ovidiu Creanga no Unsplash
Isso porque o potássio é um mineral que age na manutenção da elasticidade das artérias e auxilia no controle da pressão arterial, como foi demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of cardiology em 2017.
A banana contém fibras alimentares que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Por isso, consumir regularmente diminui a fome e contribui indiretamente com a perda de peso. Estudos mostram que a fibra pectina e a ingestão de amido resistente —encontrado na banana verde — reduzem o consumo de alimentos.
Dessa forma, os ossos se tornam mais fortes, já que essas bactérias ajudam o organismo a absorver melhor o cálcio, tanto o presente na própria quanto nos demais alimentos ingeridos que possuem esse mineral.