No nosso dia a dia, há várias unidades de medida de tempo, como os dias, anos, meses, mas a principal é a hora. Como submúltiplo da hora, temos os minutos – 1 hora possui exatamente 60 minutos. O minuto serve para medir intervalos de tempo um pouco menores, como o tempo de deslocamento de um bairro até outro.
Unidades de medidas do tempo São elas: os segundos, os minutos, as horas, o dia, o mês, o ano, etc. A unidade de medida de tempo adotada como padrão é o segundo. Ele é a unidade de medida ligada a duração de um fenômeno que se repete periodicamente: o dia solar.
As unidades de medida de um relógio são as horas, minutos e segundos. Propósito: Compreender a posição do ponteiro das horas.
O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.
Usamos a base 60, pois é o menor número divisível por 2, 3, 4, 5 e 6. Então, cada hora tem 60 minutos e cada minuto 60 segundos! Cada tracinho corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora! Em um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!
Explique como funciona o ponteiro das horas. Aponte para ele em cada número, sem tirar o ponteiro dos minutos do 12. Diga ao seu filho que, sempre que o ponteiro menor aponta para um número e o ponteiro maior está no 12, é porque são 00 minutos: "É 1h00 agora. Agora, são 2h00. São 3h00 etc." (da manhã ou da tarde).
A melhor forma, para uma criança, assimilar o movimento do relógio é de maneira lúdica. Se utilizarmos brincadeiras como ferramentas, será mais fácil para elas aprenderem a ver a hora em um relógio de ponteiros. É importante que a criança saiba contar pelo menos até sessenta e somar de cinco em cinco.
Geralmente, o relógio tem três ponteiros. O ponteiro maior indica os minutos. O ponteiro pequeno indica as horas. E aquele ponteiro mais fininho indica os segundos.
Passo 1)Recorte um círculo de papel para o relógio (você poderá substituir por pratinhos de papelão). Passo 2) Recorte ponteiros de papel (no formato de setas). Passo 3) Faça um buraco no centro do círculo. Passo 4) Fixe os dois ponteiros com uma tachinha.
Use o ponteiro menor para ler as horas. A maioria dos relógios tem dois ponteiros; o pequeno mostra as horas. Por exemplo: se o ponteiro menor apontar para o 1, é porque é 1h (da manhã ou da tarde — continue lendo para descobrir mais).
Uma das extremidades da mola é fixada na parede interna do tambor de corda e a outra fica em seu eixo no centro, também chamado de árvore. Ao dar corda, a mola se enrola e gera tensão, seguida da liberação que é a energia motriz do relógio.
Os principais relógios antigos foram os seguintes: ... O relógio de Sol funciona assim, analisando a sombra projetada de um objeto no chão. É o mais antigo dos relógios, já que, desde os primórdios, o homem se deu conta de que o nascer do Sol é um fenômeno que se repete a intervalos de tempo regulares.
O mecanismo de um relógio possuí dois lados, sendo que o lado de baixo, mais complexo é onde fica o mecanismo da corda e o balanço enquanto, que o lado de cima, é onde fica o ponteiro, também chamado de dial. Desenho geral do movimento mecanismo do relógio. O mecanismo possui um lado de força e um lado de freio.
Já os relógios com movimento mecânico automático precisam apenas do movimento natural do seu pulso para se manter atuando. Conforme você mexe o pulso, dentro da máquina do relógio movimenta-se um rotor, que por sua vez move as engrenagens do relógio, levando seus ponteiros a ajustar a marcação das horas.
relógio de sol