Quais so as linhas do trax? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Linhas Axilares, Escapular e Horizontal Equidistante dessas duas linhas, na face lateral, temos a linha axilar média. A linha escapular tem origem no ângulo inferior da escápula. Já as linhas horizontais são traçadas de acordo com os espaços intercostais.
Onde fica a linha Hemiclavicular?
Os planos verticais são conhecidos como as linhas hemiclaviculares direita e esquerda, e cursam do ponto médio da clavícula caudalmente até o ponto médio do ligamento inguinal, de cada lado.
Quais os tipos de inspeção do tórax?
No exame do tórax é necessário realizar de forma ordenada a inspeção estática e dinâmica, a palpação, a percussão e a ausculta.
Quais os tipos de exame físico de tórax?
Aparelho Respiratório
INSPEÇÃO E PALPAÇÃO. Ectoscopia: Observar a coloração das mucosas, baqueteamento, forma do tórax. ...
AVALIAÇÃO DA EXPANSIBILIDADE TORÁCICA. ...
AVALIAÇÃO DO FRÊMITO TÓRACO-VOCAL (FTV) ...
PERCUSSÃO TORÁCICA. ...
AUSCULTA PULMONAR.
Onde fica a região Infraclavicular?
3 - Região infraclavicular: Delimitada pela borda inferior da clavícula, pela borda anterior do deltoide, por uma linha horizontal traçada a partir a 3ª articulação condroesternal e pela borda do esterno.
Quais os focos de ausculta e onde estão localizados?
Existem quatro focos de ausculta:
Foco aórtico: localizado no 2º espaço intercostal direito, junto à margem do esterno.
Foco pulmonar: localizado no 2º espaço intercostal esquerdo, junto à margem do esterno.
Foco tricúspide: localizado na base do apêndice xifoide, ligeiramente à esquerda.
Mais itens...•2 de nov. de 2015
Como avaliar o tipo de tórax?
Iniciar o exame pelo alto e ir deslocando a mão em direção às bases, em cada uma das faces torácicas. Pousar a mão espalmada, ora de um lado, ora do outro, com os dedos levemente estendidos, sobre as regiões do tórax a serem examinadas ao mesmo tempo em que o paciente vai falando em voz alta ―trinta e três‖.
O que deve ser observado na inspeção estática e dinâmica do tórax?
No exame do tórax é necessário realizar de forma ordenada a inspeção estática e dinâmica, a palpação, a percussão e a ausculta. Avalia-se o estado da pele e das estruturas superficiais da parede torácica. abaulamentos e depressões. Na inspeção estática do tórax, o paciente deve estar despido até a cintura.
O que precisa ser avaliado no exame físico do tórax?
Avalia-se as mamas, pulmões, coração e mediastino, bem como pele, musculatura e ossos. No entanto, neste capítulo será dada maior ênfase aos pulmões. No exame do tórax é necessário realizar de forma ordenada a inspeção estática e dinâmica, a palpação, a percussão e a ausculta.
Como se conta os espaços intercostais?
d) Espaços intercostais: Cada espaço intercostal é numerado de acordo com a costela acima dele. A largura do espaço intercostal é determinada pela medida do grau do ângulo costovertebral relativo às costelas posteriores.