A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). ... Surdos que foram educados através deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
Desta forma, neste trabalho serão apresentadas duas metodologias utilizadas na educação da pessoa surda: Oralismo e Bilinguismo. Definição, aspecto histórico - educacional e características serão levantados para que ao final se conclua qual a mais adequada para realidade da educação de surdos no Brasil.
Segundo pesquisadores da UFSC o primeiro estudioso pesquisador sobre língua de sinais foi William Stokoe.
Hernest Huet
O sistema brasileiro é derivado da língua de sinais que se desenvolveu ao longo dos anos no país e também da língua gestual francesa. Por isso, tem semelhanças com línguas de sinais da Europa e da América. A libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.
“Em 1856, o conde francês Ernest Huet, que era surdo, trouxe ao Brasil a língua de sinais francesa”, afirma Moisés Gazale, diretor da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis), no Rio de Janeiro.