São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado.
Silício: O silício é o material semicondutor mais usado atualmente, é usado em diodos, circuitos integrados, transistores, memórias, células solares, detetores, foto sensores, detetores de radiação entre outras aplicações.
Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos receptores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo p , porque a maioria dos portadores de carga no cristal são orifícios de elétrons (portadores de carga positiva).
Todo o cristal puro de Silício ou Germânio, dopado com impurezas aceitadoras é designado por semicondutor do tipo P (P de positivo, referindo-se à falta da carga negativa do electrão). 7. ... Quando são adicionadas impurezas a um semicondutor puro (intrínseco) este passa a denominar-se por semicondutor extrínseco.
Materiais semicondutores. Semicondutor intrínseco é aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja a concentração de portadores de carga positiva é igual à concentração de portadores de carga negativa.
A junção PN é a estrutura fundamental de semicondutores, especialmente diodos e transistores, geralmente formada com Silício e Germânio e são utilizadas na dopagem eletrônica de metais puros.
2 Compartilhamento de elétrons de valência entre dois átomos de silício. O compartilhamento de elétrons entre átomos tetravalentes em uma estrutura cristalina é ilustrado na Fig. ... Materiais com estruturas cristalinas puras formadas por elementos químicos tetravalentes são bons isolantes elétricos.