Quais os melhores livros sobre estoicismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Livros sobre Estoicismo: Melhores obras sobre a filosofia Estoica
Meditações — Marco Aurélio.
O Manual de Epicteto — Epicteto.
As Diatribes de Epicteto — Epicteto.
Cartas de um Estoico — Sêneca.
Sobre a Brevidade da Vida & Sobre a Firmeza do Sábio — Sêneca.
Sobre a Ira & Sobre a Tranquilidade da Alma — Sêneca.
Mais itens...•2 de abr. de 2020
O que é Epicteto?
É um termo de origem grega. Epíteto é uma expressão que, associado ao substantivo, o qualifica como uma alcunha, um apelido ornamentando o nome e o distinguindo. O epíteto aparece logo após o nome da divindade, de personagens da história, como monarcas, santos, militares, entre outros.
Qual livro de Séneca ler?
Listamos para você os livros que você precisa ler do verdadeiro legado de Sêneca, veja!
Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio. ...
Cartas de um Estoico Volume I. ...
Sobre a ira / Sobre a tranquilidade da alma. ...
Como manter a calma. ...
Edificar-se para a morte: Das cartas morais a Lucílio. ...
Da tranquilidade da alma.
Mais itens...•16 de abr. de 2021
Como ler os estoicos?
Acredito que a melhor forma de conhecer o estoicismo é ler os clássicos: Epicteto, Sêneca, Marco Aurélio, Catão e Cícero. Destes, Sêneca é a leitura mais fácil. O livro “Estoicismo” de George Stock é uma envolvente explicação do estoicismo clássico.
Quem foi epíteto ou Epicteto onde ele nasceu onde viveu?
Epiteto ou Epicteto (em grego: Επίκτητος; romaniz.: Epíktetos; Hierápolis, 55 - Nicópolis, 135) foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez lhe quebrou uma perna.
Quando nasceu Epicteto?
Epicteto nasceu em Hierápolis no ano de 55 e faleceu em Nicópolis em 135. Foi um filósofo grego da escola estoica que viveu parte da sua vida em Roma como escravo. Em 93, foi obrigado a exilar se juntamente com outros filósofos, e mudou-e para Nicópolis, onde fundou a sua escola.
O que quer dizer a palavra estoicismo?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
O que é um homem estóico?
A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Como a filosofia estóica pode nos ajudar a pensar a vida?
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
Onde nasceu epíteto?
Pamukkale, Turquia
Epiteto/Local de nascimento
Quando viveu Epicteto?
Epicteto nasceu em 55 d. C. em Heliópolis, na Frígia (atualmente, Pamukkale, Turquia). Ainda durante a infância chegou a Roma como escravo do liberto Epafrodito, que havia servido como escravo do imperador Nero.
Em que época viveu Epicteto?
Epiteto ou Epicteto (em grego: Επίκτητος; romaniz.: Epíktetos; Hierápolis, 55 - Nicópolis, 135) foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez lhe quebrou uma perna.
O que é a vida boa para os estoicos?
Quer saber mais sobre o Estoicismo? Esta filosofia foi criada na Grécia Antiga pelo filósofo Zenão de Cítio, no século III a.C. Segundo ele, para se viver uma boa vida, isto é, com paz de espírito e virtude, deve-se entender e aceitar a ordem da natureza.
Onde viveu epíteto?
Epicteto Filósofo grego. Epicteto foi um filósofo grego, pertencente à Escola Estóica, que viveu a maior parte de sua vida como escravo em Roma.