Assim, o Ensino Religioso, pelos eixos de conteúdos de Culturas e Tradições Religiosas, Escrituras Sagradas, Teologias, Ritos e Ethos vai sensibilizando para o mistério, capacitando para a leitura da linguagem mítico-simbólica e diagnosticando a passagem do psicossocial para a metafísica/Transcendente.
Na atual redação da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é compreendido como não confessional, tendo como objeto de estudo o conhecimento religioso, organizando- se na Educação Básica, a partir dos seguintes eixos: SER HUMANO, que considera as corporeidades, as alteridades, as identidades, as imanência- ...
O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.
Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. Assim, um deus pode transcender o universo e o conhecimento (está além do alcance da mente humana). ...
Segundo os dicionários, transcender significa passar a um próximo nível, superando as limitações atuais. É você ir de um ponto A até um ponto B, agregando tudo o que captou nesse caminho ao seu crescimento. Dessa forma, funciona como uma metamorfose, onde alguém ou alguma coisa se torna algo maior e melhor.
adjetivo Que ultrapassa os limites normais de; superior: criatividade transcendente. Que excede ou vai além da natureza física, concreta das coisas; metafísico: divindades transcendentes. De teor elevado em relação às ideias ou aos conhecimentos comuns: arte transcendente.
É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material. Se relaciona com a crença na existência de um Deus transcendente, como acredita a Gnose.
Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
Uma função transcendente (em inglês: transcendental) é uma função a qual não satisfaz uma equação polinomial cujos coeficientes são eles próprios polinomiais. Em outras palavras, uma função é dita transcendente quando ela não pode ser expressa por uma combinação finita de operações algébricas.
Transcedência significa se elevar acima do vulgar, se superar, ir além de ou ultrapassar alguma coisas. Transcender também está relacionado com pensamentos e emoções, e é a capacidade do ser humano de transpor certas barreiras, se tornando superior a algumas circunstâncias.
A Bíblia fala sobre três tipos de “Céu”: o céu que é nossa atmosfera, onde estão as nuvens; o céu que é o espaço, onde as estrelas estão; e o céu espiritual, que é a habitação de Deus e dos anjos. Ao contrário do imaginário, Deus não mora nas nuvens, mas sim no Céu espiritual, o Paraíso (também chamado “terceiro céu”).
1 600 anos
O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.
Retomando o conceito escolástico de imanência, entendida como a presença do resultado de uma ação na própria ação, Espinoza afirmou que "Deus é causa imanente e não transitiva de todas as coisas", isto é, Deus é causa de todas as coisas que estão nele e nada existe fora dele (Deus sive Natura). ...