Como usar o açúcar mascavo? Esse tipo de açúcar pode ser utilizado para adoçar qualquer alimento ou receita em que o branco normalmente é usado. É comum, inclusive, que o mascavo faça parte da composição de barras de cereais.
O açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, conservando sua composição e gosto, já o açúcar refinado perde todos seus nutrientes e cor durante o processo de refinamento, além de receber muitos aditivos químicos. Tipo de açúcar que passa por um processo de refinamento leve, e sem uso de aditivos químicos.
FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR CRISTAL Centrifugação e Secagem: os cristais extraídos são enviados para centrífugas que os separam do mel. No entanto, após a separação os cristais de açúcar ainda apresentam um nível alto de umidade, que só é eliminado com a ação de secadores (ar quente). Assim é produzido o açúcar cristal.
Para se verificar o ponto do açúcar mascavo, coloca-se o melado dentro de um recipiente aberto, contendo água fria, formando fios. Se estes fios se tornarem quebradiços como vidro, significa que o ponto da massa para o açúcar mascavo foi atingido. Quando isso acontecer, o Brix da massa se encontra em torno de 90°.
O melado é obtido da fervura do caldo de cana até ficar consistente, ao mesmo tempo em que é purificado com a retirada constante da espuma. Mais concentrado, batido até começar a cristalizar e moldado em formas de madeira, ele se transforma na rapadura. Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar.
- Despejar o caldo, depois de pastoso, em uma forma grande ou em pequenos moldes e deixar endurecer. Para facilitar a desenformagem, utilizar formas de silicone. - Para usar a rapadura como adoçante, quebre-a em pequenos pedaços, semelhante a cubos de açúcar, e adicione a gosto à bebida.
Entenda o processo de fabricação da rapadura
Em média, é possível extrair cerca de 500 litros de garapa para cada tonelada de cana-de-açúcar moída, que renderão de 70 a 100 kg de rapadura, ou de 100 a 150 rapaduras de 650 gramas cada.
Como Abrir uma Empresa Simples de Fábrica de Suco de Cajuína :
Benefícios da Rapadura
Conforme a nutricionista, o diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são ...
A rapadura é basicamente o açúcar sem refinamento algum – apenas o caldo de cana cozido até reduzir e se transformar numa barra sólida. ... Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar. O melado é, pois, um produto artesanal, sem aditivos.
A rapadura é fonte de energia, carboidrato, minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, e vitaminas do complexo B como Tiamina, Riboflavina e Niacina. Em 25 gramas do produto, há 92 calorias e 23 gramas de carboidratos.
Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral". Esses alimentos, assim como a batata, massas e cuscuz também são ricos em amido, que é uma importante fonte de energia.
Essas sim mudam a densidade calórica e melhoram a qualidade do leite materno! Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.
Um remédio natural para aumentar a produção de leite materno é a Silimarina, que é uma substância extraída da planta medicinal Cardo Mariano. O pó de Silimarina é muito simples de tomar, bastando misturar o pó na água.
A partir dos seis meses de idade, a criança já apresenta maturidade fisiológica e neurológica para receber outros alimentos. Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os dois anos ou mais. O leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra enfermidades.
É usual que um bebé desta idade mame 8 a 12 vezes por dia e por períodos de 30 a 60 minutos (em média).