7 alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
No caso de uma crise, coma:
Daria pra resumir assim: a hipoglicemia é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, surgem sintomas como tontura, palidez e confusão mental. Mas a verdade é que o problema, mais comum em pacientes com diabetes por causa da oscilação da glicemia, exige um olhar mais atento.
Que a glicemia esteja baixa, abaixo de 55mg/dL. Que haja sintomas e sinais de hipoglicemia, tais como: fome, tremores, ansiedade, tontura, sudorese, irritabilidade, confusão mental ou nervosismo, fraqueza. Em casos graves, convulsão e desmaios; Que esses sintomas e sinais desapareçam após a resolução da hipoglicemia.
Tipos e causas de hipoglicemia Entre as causas da hipoglicemia de jejum destacam-se: Produção excessiva de insulina pelo pâncreas; Uso incorreto de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes (por exemplo, ao tomar doses maiores que as indicadas);
Entre as causas da hipoglicemia de jejum podemos encontrar o uso de medicamentos como insulina e anti-diabéticos, uso de álcool, tumores produtores de insulina, síndrome genética, insuficiência hepática ou renal, deficiência de hormônios contra-reguladores (GH, adrenalina, glucagon e cortisol), anorexia nervosa e ...
A hiperglicemia é a elevação da glicose no sangue, em geral acompanha-se também de altos níveis de açúcar na urina, causando excesso de urina e vontade frequente de urinar e por consequência, aumento da sede.
Antes da refeição: Imediatamente antes de comer (chamada de medida pré-prandial); 1 hora após a refeição: 1 hora após dar a primeira “garfada” (chamada de medida pós-prandial); 2 horas após a refeição: 2 horas depois de dar a primeira “garfada” (igualmente chamada de medida pós-prandial);
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
Tudo vai depender do nível de controle e da estabilidade dos valores de glicemia. Quando o paciente está bem fora de controle, ele deve medir sua glicemia no mínimo 6 vezes ao dia, sendo 3 testes antes das principais refeições e 3 testes realizados 2 horas após essas refeições, durante pelo menos 3 dias por semana.