Os nove estados da Região Nordeste e suas capitais são:
A região Nordeste do Brasil tem, em sua composição territorial, nove estados brasileiros e área de 1.
A Região Metropolitana de Patos, no estado da Paraíba, é a região metropolitana que tem mais municípios do Nordeste. São 24 municípios no total.
Classificação
No top 10 do Brasil, Fortaleza se consolida como a maior economia do Nordeste. Fortaleza é a cidade do Nordeste que mais produz riquezas. De acordo com dados de 2018, superou Salvador-BA e se consolidou com o melhor resultado na Região, com R$ bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).
As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 9% do PIB nacional. Já os estados nordestinos com maior PIB per capita são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, seguidos por Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piaui e Maranhão.
O levantamento estatístico aponta que a região Nordeste concentra um valor proporcional a 47,9% da concentração da pobreza no Brasil. Em seguida, também com índice alto, vem a região Norte, com 26,1%. O Sudeste é a terceira região, com 17,8%.
região Centro-Sul
Sim. Explicação: Muitos países investem mais em uma região do que outra por certos motivos, muitos deles pela localização e pelo que tem naquele território. ... A região Sudeste possui quase 50% do PIB brasileiro e é a região mais desenvolvida do país, já a Norte é uma região mais pobre e com menos qualidade de vida.
A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.
Região Sudeste
Sudeste
do sudeste
Região Sudestes
O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.
e) aumento na disponibilidade de mão de obra qualificada e barata nas regiões interioranas; f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc.
Olá, De forma mundial: As indústrias estão imigrando para países em desenvolvimento, visto que esses países oferecem uma menor carga tributária e a mão de obra neles encontrada é muito mais barata do que nos países desenvolvidos.