EQST

Quais Foram Os Fatores Que Motivaram A Expanso Martima?

Quais foram os fatores que motivaram a expansão marítima?

Basicamente, os fatores que permitiram à Europa essa expansão marítima foram as boas condições financeiras, uma organização política forte que permitia a união de esforços, produtos com altíssima possibilidade de lucro que poderiam ser obtidos pelo mar, bem como condições técnicas (navios que suportassem as condições ...

O que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial?

Resposta: Podemos apontar que o que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial começa com o esgotamento do sistema feudal, sendo que Portugal e Espanha desde a idade média já haviam iniciado uma sutil comercialização, vindo a enriquecerem com isso.

O que foi a expansão marítima e europeia?

Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.

Por que os europeus necessitavam de uma nova rota comercial?

Foram motivos que levaram os europeus a buscar novas rotas para o Oriente a necessidade de superar o monopólio mercantil dos povos árabes, a necessidade de expansão econômica e territorial dos países da Península Ibérica e a ameaça que alguns países representavam para outros no continente.

O que motivou os europeus a se lançarem rotas marítimas desconhecidas?

Resposta: O desenvolvimento do comércio a partir do século XIV tinha a navegação como elemento prioritário, com os italianos dominando o Mar Mediterrâneo, os europeus buscaram novos caminhos para chegarem nas Índias em busca do comércio de especiarias.

Porque os europeus tiveram que procurar outra rota para Ásia?

Resposta: Por causa da disputa entre as rotas comerciais com os asiáticos, havia conflitos na rota pela terra, logo tiveram que dar a volta. Explicação: Isso pode ser comprovado também, pela disputa das cruzadas que sempre manteve o clima hostil.

Por que os europeus buscavam um caminho marítimo para as Índias?

Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. ... Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias.

Qual era o objetivo das viagens dos portugueses para as Índias?

Sobre as viagens que o portugueses faziam para as índias é importante ressaltar as grandes navegações ocorridas no século 16 como forma de encontrar novos caminhos para as índias. Assim, temos que os portugueses compravam as especiarias dos indianos como nós moscada, gengibre, cereais...

O que eram as índias para os europeus?

1) Ao se referir às Índias ou Índias Orientais, os europeus se referiam às terras do Sul e Sudeste da Ásia, território que corresponde, atualmente, aos países da Índia, Paquistão, Bangladesh, Myanmar, Nepal, Butão, Sri Lanka, as Maldivas, principalmente Indonésia, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Brunei, Cingapura, ...

Quais os produtos que os europeus buscavam no Oriente?

As especiarias eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.

Quais especiarias os europeus buscavam?

Resposta. Resposta: O cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre e o coentro.

O que os europeus fizeram?

Os europeus justificavam que com a dominação imperialista, iriam trazer a 'civilização', o desenvolvimento da industria. Utilizavam também como propaganda politica para aproximar o governo da população e desenvolver o 'orgulho da nação'.

O que os europeus encontraram na América?

Resposta. Os europeus encontraram diversos povos vivendo ali (na maioria indígenas), alguns deles mais desenvolvidos do que os próprios países da Europa (Incas, Maias e Astecas). Então para possuir as terras da América, precisavam dominar todos esses povos.

Qual é a origem do povo que vai para Europa?

Pesquisa com DNA mostrou como homem europeu moderno surgiu após encontro de tribos de fazendeiros e caçadores. O europeu moderno teve origem a partir da mistura, ao longo dos últimos 7 mil anos, de apenas três tribos da antiguidade, segundo um estudo publicado na revista "Nature".

Como foi dividida a Europa?

De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional. Sendo: ... A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.

Como a Europa foi dividida no Pós-guerra?

Ela ficou dividida em europa socialista, apoiada pela URSS e em europa capitalista, apoiada pelos Estados unidos... o marco material dessa divisao foi o muro de Berlim, construido na cidade de Berlim, na Alemanha.

O que promoveu uma nítida divisão do continente europeu?

Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental.

Porque a Europa foi dividida em regiões?

Resposta. Resposta:A divisão foi criada no fim da Segunda Guerra Mundial com o intuito de dividir os países capitalistas( sob influencia dos Estados Unidos) dos comunistas( sob influência da União Soviética).

Em quais regiões a Europa foi dividida?

De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.

Porque a Europa é dividida em Europa?

Resposta: Esta divisão ocorreu após a Segunda Guerra Mundial,quando os países a Oeste da Alemanha permaneceram capitalistas,sob influência dos Estados Unidos,e os países a leste da Alemanha se tornaram comunistas,sob influência da União Soviética.

Que regiões da Europa apresentam maior ocupação?

Resposta. Em geral, a Europa ocidental concentra altas taxas de população urbana, enquanto a oriental, principalmente a região balcânica, tem a maior concentração de pessoas no campo. Os países mais urbanizados são Islândia (96,7%), Bélgica (96,6%) e Holanda (90,5%).

Onde ocorre a maior concentração de população no continente europeu?

As regiões mais povoadas do continente se encontram na Europa centro-ocidental, áreas que abrigam a maioria dos parques industriais e demais atividades produtivas, com destaque para Itália, Países Baixos, França, Reino Unido e Alemanha.