Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). ... O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919.
Resposta: a razão do conflito foi o Hitler com o espírito expansionista começou a se expandir demais a França e a Inglaterra avisaram para não invadir a Polônia e ele invadiu.
As indenizações e retaliações ao território alemão causaram severa crise econômica e alimentaram um sentimento de indignação entre os alemães por conta do entendido exagero nas cláusulas do Tratado.
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
O “Tratado de Methuen”, também conhecido como "Tratado dos Panos e Vinhos" ou o "Tratado da Rainha Ana" foi um acordo militar e comercial firmado entre o Reino da Inglaterra e o Reino de Portugal no dia 17 de Dezembro de 1703, na cidade de Lisboa e vigorou até o ano de 1836.
Foi o Tratado de Tordesilhas que permitiu a Portugal tomar posse da região litorânea onde Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 e que mais tarde veio a se tornar o Brasil.
Resposta: Acordo que demarcou as áreas de domínio territorial de Portugal e Espanha. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.
n Esse tratado, assinado em 7 de julho de 1494, em Tordesilhas, na Espanha, estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África). Esse meridiano dividiu o mundo entre Portugal e Espanha: as terras a leste seriam portuguesas e as terras a oeste seriam espanholas.
Aprovado pelo papa Júlio II, o Tratado de Tordesilhas estabeleceu a demarcação das áreas de influências de cada um dos países da Península Ibérica. Pelo tratado, uma linha imaginária que demarcava 370 léguas (1770 km) de Cabo Verde serviria de referência para a divisão das terras.
A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
Resposta. A pecuária e a Exploração do Ouro! O Gado destruía a plantação de cana por isso foi levado para o interior. Foi descoberto ouro em MG por isso houve a exploração de ouro em regiões no interior!
A Expansão Territorial do Brasil ocorreu nos primeiros anos após a colonização do país pelos portugueses. Os bandeirantes foram os protagonistas desse período, ao saíram em expedições para o interior do Brasil em busca de metais preciosos e resgate de escravos foragidos.
Com ocupação, invasão e desrespeito a acordos internacionais A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
Os principais fatores que contribuíram para levar a colonização para o interior do Brasil foram o aumento da população e a necessidade de explorar mais recursos naturais.
As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.
Resposta. Resposta: A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.
A Expansão A busca de mão-de-obra indígena, a pecuária e a mineração são atividades que resultam na expansão da ocupação portuguesa para áreas além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão é estimulada pela Coroa portuguesa velada ou abertamente.
Resposta. Resposta: Pecuária (criação de gado) e extrativismo mineral (mineração) respectivamente.
Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Ciclo do Pau-Brasil O pau-brasil foi a principal atividade econômica durante o período pré-colonial, entre os anos de 1500 e 1530. Foi, portanto, o primeiro desde a chegada dos Portugueses, que buscavam, na época, por metais preciosos onde encontravam novos territórios.
Resposta. Resposta: Supermercados, indústria automobilística, setor hoteleiro, hospitais, etc...