Com a proclamação da Assembleia Nacional a burguesia pretendia realizar a transição do sistema político então vigente (Absolutista, com o monarca governando sem estar submisso a uma Constituição e sem a necessidade de espeitar o Parlamento) para um sistema político parlamentarista.
Foi um período bastante complicado em que os populares, ou seja, os Jacobinos conseguiram assumir o comando da revolução. Antes da Monarquia Parlamentar cair, a burguesia chegou a proclamar a República Girondina com intenção de assegurar os interesses e o poder político do Estado.
Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: O governo provisório da França será revolucionário até a paz.
Os Sans-Culottes, que em muito concordavam com os Jacobinos, desejavam mudanças sociais profundas na sociedade francesa, enquanto que os Girondinos, representantes da alta burguesia, desejavam uma mudança política, mas que mantivesse as bases econômicas do Estado.
Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Os girondinos representantes da burguesia,e os jacobinos representantes da pequena burguesia e de classes populares.
Defendiam o fim da monarquia, conseguida em 1792, além de pressionarem pela execução do rei Luís XVI. ... Os sans-culottes foram os principais apoiadores dos jacobinos, principalmente após 1792, quando foi proclamada a República.
Em geral, representavam os pequenos comerciantes, artesãos, assalariados, camponeses e mendigos do país. No contexto da revolução, os sans-cullotes passaram também a simbolizar os grupos políticos que defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de ações de natureza popular.
4) O que defendiam os Sans-culottes (camponeses e as camadas populares de Paris)?
Na verdade é preciso entender que nas vésperas da revolução, a sociedade francesa era dividida em 3 estados: o 1º estado que era formado pelo Clero e não pagava impostos, o 2º era formado pela Família Real e a corte, e também não pagava impostos, e era o maior responsável pela crise econômica pela qual o país ...