Elementos: Flúor, Cloro, Bromo e Astato.
Semimetal
O gás oxigênio é usado por animais e plantas em suas respirações aeróbias. Após isso, ocorre a produção de CO2, H2O e energia. O oxigênio também é encontrado na forma do gás ozônio formando a camada de protege a Terra dos raios ultravioletas do Sol.
O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera, pertencente ao grupo dos Calcogênios, pertencente ao grupo 6A da tabela periódica, constituindo aproximadamente 21 % da composição da atmosfera, 46,7% da crosta terrestre e, dos oceanos em torno de 87%.
O oxigénio (O) é um elemento químico gasoso, não metálico, incolor e inodoro, que se localiza no grupo 16 e período 2 da Tabela Periódica. O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. ...
Conforme comentamos, o oxigênio é abundantemente encontrado na natureza na forma de dioxigênio (O2). Entretanto, na estratosfera, o elemento pode se ligar a outros dois átomos por conta da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, formando o ozônio (O3).
O nitrogênio líquido tem o número ONU 1977. O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 K (-196,15°C) e é um fluido criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1,4. ... Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maioria das aplicações.
Ingestão de oxigênio líquido – o que acontece será o seu último. De início, sua garganta vai ficar congelada e seu pescoço vai explodir como um copo de vidro quente em contato com água gelada. Enquanto o oxigênio líquido entra no seu corpo, tudo será congelado até a temperatura ficar balanceada.
O primeiro passo é tornar o ar atmosférico um líquido... Para separarmos os vários componentes gasosos do ar atmosférico a mistura de gases é primeiramente seca e transformada em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C (liquefação).
Segundo Tremiliosi Filho, o processo tem início abaixando a temperatura do ar em pelo menos a -200 graus Celsius. Depois, este ar líquido vai sendo aquecido lentamente. Como o oxigênio, argônio e nitrogênio têm pontos de ebulição diferentes, eles vão sendo liberados em diferentes etapas durante o aquecimento.
O oxigênio torna-se líquido à temperatura de -182,96 °C (ponto de ebulição) e solidifica a -222,65 °C (ponto de fusão). É extraído do ar atmosférico por destilação fracionada.
-218,8 °C
Resposta: Líquido, deixando em ênfase que o Ponto de Fusão do Oxigênio é de -218,8°, ou seja, abaixo dessa medida, ele passa a ser sólido. O ponto de Ebulição do Oxigênio é de -183°, portanto, acima dessa medida, ele se encontra em estado gasoso, como é encontrado na atmosfera.
-183 °C
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).
15,999 u
44,01 g/mol
O oxigênio é muito importante para todos os seres vivos, mas principalmente para os mamíferos e aqueles que possuem respiração pulmonar, pois é imprescindível para as trocas gasosas que mantém os animais vivos. Alguns seres vivos, como bactérias anaeróbicas, não utilizam o gás oxigênio para a respiração.