Quais danos ambientais o NO2 provoca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Pode provocar irritação da mucosa do nariz, manifestada através de coriza, e danos severos aos pulmões, semelhantes aos provocados pelo enfisema pulmonar. Além dos efeitos diretos à saúde, o NO2 também está relacionado à formação do ozônio e da chuva ácida.
O que é gás dióxido de nitrogênio?
O dióxido de nitrogênio é um gás castanho amarelado com um odor acre picante característico. O dióxido de nitrogênio é solúvel em água, quando reage para formar ácido nítrico. O NO2 pode ser encontrado nas indústrias em que ocorre a queima de combustível diesel.
Qual é o efeito dos gases no monóxido de nitrogênio e NO2 dióxido de nitrogênio em nossa saúde?
Estudos comprovam que nestes casos, o efeito cumulativo está associado a hemorragias, náuseas, diarreias, pneumonia, perda de memória e outros males. Outro poluente perigoso é o dióxido de Nitrogênio (NO2), este gás é liberado no ambiente pelas Centrais termoelétricas, e está relacionado com problemas respiratórios.
Qual o efeito do gás monóxido de nitrogênio na saúde humana?
Resultante sobretudo dos processos de combustão, nos motores de automóveis e nas centrais elétricas, é um gás irritante, que provoca hiperatividade nos brônquios, segundo especialistas. Além disso, esses gases aumentam a frequência e a intensidade das crises de asma e pode favorecer doenças pulmonares nas crianças.
Em qual situação o dióxido de nitrogênio está presente?
Ele pode ser formado nas reações de combustão dos motores a explosão, na queima de querosene, a partir da reação de ácido nítrico (em excesso) com alguns metais (como a prata), ou a partir da reação de óxido nítrico (NO) com oxigénio (O2). O dióxido de azoto existe em equilíbrio com o tetróxido de nitrogênio N2O4.