EQST

Possvel A Condenaço Em Honorrios Advocatcios Em Sede De Cumprimento De Sentença Por Deciso Interlocutria?

É possível a condenação em honorários advocatícios em sede de cumprimento de sentença por decisão interlocutória?

Tratando-se de execução fundada em título executivo judicial, é vedada a discussão de questões já decididas em decisão transitada em julgado. Em decisão interlocutória não cabe condenação em honorários advocatícios.

O que é a compensação de honorários?

Basicamente, trata-se da possibilidade ou não de se compensar os honorários advocatícios nas hipóteses em que há sucumbência recíproca, mesmo diante da natureza da verba destinada à remuneração dos serviços prestados pelo advogado.

É vedada a compensação de honorários advocatícios?

§ 14 Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.

É admitida a compensação de créditos pelo advogado?

É admitida a compensação de créditos, pelo advogado, de importâncias devidas ao cliente, se houver autorização para tanto no contrato de prestação de serviços. Também é permitido o emprego de sistema de cartões de crédito para recebimento de honorários, mediante credenciamento junto a operadoras de tal ramo.

O que é compensação de créditos pelo advogado?

É um equilíbrio feito ou refeito que, no direito das obrigações, acontece quando duas pessoas são, simultaneamente, credoras e devedoras uma da outra – o débito mútuo será “recalculado”, ou seja, serão extintos até onde podem ser compensados, reequilibrados.

Como pode se dar a execução dos honorários advocatícios?

A execução dos honorários pode ser promovida nos mesmos autos da ação em que tenha atuado o advogado, se assim lhe convier. ... O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrária, salvo aquiescência do profissional, não lhe prejudica os honorários, quer os convencionados, quer os concedidos por sentença.

O que é honorários de sucumbência recíproca?

A sucumbência recíproca ocorre quando ambos os litigantes perdem, em parte, a causa. E sua previsão está disposta no art. 86, Novo CPC. Quando isso acontece, os honorários e despesas do processo devem ser distribuídos entre eles de maneira proporcional.

Como se calcula a sucumbência recíproca?

O percentual dos ônus sucumbenciais, em caso de sucumbência recíproca, deve ser fixado proporcionalmente a sucumbência de cada parte. Havendo condenação, é sobre o seu valor que será calculada a verba honorária, nos termos do art. 20 , § 3º do CPC /73.

Qual o valor dos honorarios de Sucumbencia?

20%

Como ficam os honorários quando houver sucumbência parcial?

§ 14. Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial. ... Os honorários serão devidos quando o advogado atuar em causa própria.

O que é sucumbência parcial?

Sim. Diante do princípio da causalidade, só haverá honorários de sucumbência recíproca caso o pedido seja totalmente indeferido, se o pedido é reconhecido em parte (sucumbência parcial), fica demonstrado que o autor do pedido não deu causa a esta sucumbência já que seu pedido foi deferido, mesmo que de forma parcial.