Afinal de contas, qual a forma correta de escrever essa expressão? Como ficou o uso do hífen e do acento com a Reforma Ortográfica? Neste artigo, vamos acabar com essas dúvidas. Vamos lá!
Significado de Por isso conjunção, locução Por esse motivo; dessa forma; assim sendo; indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito: a equipe era determinada e por isso insistia muito.
Relativamente ao acento circunflexo no verbo pôr, o Novo Acordo Ortográfico não trouxe qualquer alteração a essa regra, sendo mantido o acento circunflexo para se diferenciar o verbo pôr da preposição por.
A forma correta de escrita da locução é pôr do sol, sem hífen. A locução pôr-do-sol, hifenizada, passou a estar errada desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.
1 ano tropical = 365 dias + 1 dia a cada 4 anos (bissexto) – 1 dia a cada 100 ano + 1 dia a cada 400 anos – 1 dia a cada 3300 anos. Ano sideral: tempo necessário para a Terra dar uma volta em torno do Sol em relação a uma estrela fixa. Dura dias solares.
O plural de pôr do sol é pores do sol. Note que pôr do sol é uma palavra composta e, por isso, segue a regra de formação do plural de palavras que são unidas por preposição. Assim, somente o primeiro termo vai para o plural.
Os espíritos de luz são seres que sempre nos acompanham. São eles que estão ao nosso lado nos momentos mais difíceis e que nos ajudam em nossas dificuldades. São considerados seres de luz por agirem sempre para o bem e procurar nos proteger de males que insistem em nos afligir.
Já nos substantivos compostos, temos dois termos que formam uma palavra só. Esses vocábulos, em geral, são grafados com hífen. Por exemplo, erva-doce, anos-luz, bem-te-vi, entre outros.
Contudo, como toda boa regra, essa também tem suas exceções. E “pôr” está entre elas. Assim, “por” sem acento é a preposição. Já com acento, o termo passa a indicar o verbo.
Gostou do artigo? Então, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais dicas por e-mail.
O pôr-do-Sol é um lindo ato da natureza que ocorre quando o dia vira noite. Muitos descrevem essa parte do dia — quando as cores ricas e vibrantes preenchem o céu — como a sua favorita.
Ele deve ser utilizado para coisas materiais, como por exemplo: “Irei colocar os livros na estante”. Como livro é algo material, utilizamos o verbo “colocar”. Já o verbo pôr usamos nas locuções e frases feitas no sentido figurado e na definição de coisas abstratas, como por exemplo: “Temos que pôr o assunto em dia”.
Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. ... – O guarda-noturno, os guardas-noturnos (guarda aqui é substantivo + adjetivo). – A má-formação, as más-formações.
11 sinônimos de pôr do sol para 1 sentido da expressão pôr do sol: Anoitecer: 1 lusco-fusco, escurecer, ocaso, poente, anoitecer, entardecer, noitinha, tardinha, sobretarde, sonoite, crepúsculo.
As palavras em questão tem coisas uma coisa em comum: as formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.