Ao falar sobre pessoas com deficiência auditiva, é comum relacionar esses termos sem ter um conhecimento adequado. Embora ainda seja muito usado, não está certo falar “surdo-mudo”. A maioria das pessoas supõe que os surdos também são mudos (surdo-mudo) pelo fato de não ouvirem.
substantivo feminino Estado ou condição da pessoa muda; qualidade de quem não consegue falar ou perdeu essa capacidade.
As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas. Sob essa perspectiva, a profundidade da perda auditiva passa a não ter importância, já que a identidade surda é o que define a questão.
GRAFIAS CORRETAS: surdo; pessoa surda; pessoa com deficiência auditiva. Quando se refere ao surdo, a palavra mudo não corresponde à realidade dessa pessoa.
Já quando essa surdez é leve ou moderada, o termo utilizado passa a ser deficiente auditivo. Porém, no contexto social e cultural, o termo Surdo é utilizado para definir a pessoa pertencente à Comunidade Surda, e que usa a língua de LIBRAS para se comunicar.
Agora que já se sabe quais são as cores e sabores dos deficientes auditivos, voilà as dicas.
Essas pessoas geralmente se comunicam através de gestos, uma linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem é denominada Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS. Na linguagem em libras cada letra do alfabeto tem seu sinal próprio, que é representado com um movimento diferente das mãos.
3– O ouvinte fica falando do surdo sem ele, valorizam Libras por causa do surdez, mas não aparece a pessoa surda; ... 9– A pessoa ouvinte sempre pergunta para surdos: “Você não escuta?!” “Pouco?” “Ler labial?” “Como faço para comunicar?!”; 10– Os ouvintes estão tomando no lugar das falas de surdos.
Mas, para ser um intérprete oficialmente cadastrado é preciso passar pelo programa nacional de certificação de intérpretes, o Prolibras, coordenado pelo MEC.
6 – O sinal de “Minha idade é…” em Libras Ou seja, faça o sinal da pergunta e em seguida mostre com os dedos os números dos anos que você tem. Por exemplo, se possui 23 anos, mostre o número dois e em seguida o três.