Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da ...
A posição da Terra em relação ao Sol determina as estações do ano O movimento de translação e as diferenças de inclinação da Terra em relação ao Sol determinam as estações do ano. Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno.
A nossa vida também é influenciada pelas estações do ano. Por exemplo, as férias costumam ser no verão e podemos aproveitar para brincar ao ar livre e ir à praia. Já no inverno, ficamos bem agasalhados e queremos um bom chocolate quente. Cada estação do ano apresenta paisagens e características diferentes.
As estações do ano são deveras importante para a existência humana, haja vista a possibilidade de afetar diretamente as atividades como práticas esportivas e transporte; a alimentação, alimentos quentes ou frios; o uso de modelos variados de roupas, e inclusive o nosso humor.
No Outono, as plantas deixam suas folhas caírem para reservar mais energia para enfrentar o Inverno. Com menos luz, menos chuva (água), menos calor, as plantas sabem que devem se livrar do que lhes exige muita energia. Essa sabedoria da natureza deveríamos trazer para nossas vidas.
Outono
A colheita, que se inicia ainda na estação quente, pode se estender até meados do outono, processo que dura de dois a três meses, dependendo de fatores diversos, como clima, desenvolvimento das uvas e decisões dos próprios profissionais envolvidos sobre o momento ideal de colher os bagos.
Há fartura de milho e verduras. O outono carrega o calor do sol do verão para dentro da terra fresca. A luz cintilante, que tudo ilumina, favorece a vida que se renova no solo com temperaturas mais amenas. Novas flores desabrocham na horta: mostardas, gengibres, margaridas, cravos, gerânios, tagetes, dálias e zínias.
Nessa época do ano, as frutas, legumes e verduras são:
No inverno, temos banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva. Na primavera, temos abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga.
Agosto
A nutricionista Julianna Martins, da Estima Nutrição, relaciona as cores e características com os meses do ano:
Na aparência, uma pequena tangerina. De casca bem fina, difícil de descascar, cor esverdeada a amarela, e internamente, bem alaranjada. Precoce, a colheita é a primeira do ano dentre as tangerinas, ofertada entre os meses de março a maio na região de São Paulo.
A muda do ponkan geralmente tem estatura mediana, com crescimento ereto e lento, de folhagem densa e com produtividade grande. Esse citros teve origem do mediterrâneo. A safra da ponkan no Brasil se concentra entre os meses de maio a agosto, época de muita produtividade.
ÉPOCA DE TANGERINA | A tangerina, também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies: Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca ou Verona, por exemplo. A safra no Brasil vai de abril a setembro.
Uma das frutas típicas do mês de setembro é o abacaxi.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore.
Para as laranjas e tangerinas, o número de meses necessários para o completo desenvolvimento e maturação dos frutos depende dos diferentes cultivares: Efetuar a colheita manualmente 6 a 13 meses a partir do florescimento. Produtividade: para tangerinas e tangor – 200 a 250 kg/planta.
Tangerina: Ao escolher esta fruta é muito importante observar o estado da casca e peso, pois elas não devem apresentar cortes ou amassados e quanto mais pesadas elas forem, mais suco contém. A casca também deve ser lisinha e macia, isso indica que a tangerina está madura.
1 – Temperatura A temperatura ideal para o crescimento dos citros está entre 13ºC e 32ºC. Temperatura maior ou menor que esse intervalo faz com que haja uma paralisação no seu crescimento. É fundamental que ocorra um verão quente e longo para o desenvolvimento dos frutos.
Temperaturas mais baixas e baixa umidade também são condições preferidas. A luz solar, calor e umidade são fatores que ajudam a amadurecer as tangerinas. Com frutos já maduros, no entanto, essas condições levam o fruto a apodrecer.