A Queda do Estado Novo foi decorrente de um processo de desgaste do governo na década de 1940 e que culminou com seu fim em 1945. ... Iniciou-se uma ditadura no país, na qual foi implantada a repressão e uma forte propaganda favorável ao governo. Os comunistas foram perseguidos e aprisionados.
A derrota dos nazi-fascistas pelas tropas aliadas em 8 de maio de 1945 trouxe uma questão ambígua para os brasileiros. Para as eleições estaduais em que elegeriam os governadores e as assembléias legislativas, a data marcada era 6 de maio de 1946. ...
Entre os destaques, podem ser citados a criação da Justiça do Trabalho, em 1939; o decreto do salário mínimo, em 1940; e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Vargas também ampliou a legislação previdenciária e sindical do país e realinhou seus discursos, tendo nos trabalhadores o seu grande alvo.
O Estado Novo foi um regime político liderado por Getúlio Vargas que durou de 1937 a 1945. Neste período, houve um forte nacionalismo, centralização governamental, suspensão de direitos comuns e políticos, censura midiática, censura aos direitos do trabalhador, corporativismo e intervenção estatal na economia.
Qual o conceito de Ditadura? Segundo Maurice Duverger, a ditadura pode ser definida como um regime político autoritário, mantido pela violência, de caráter excepcional e ilegítimo. Ela pode ser conduzida por uma pessoa ou um grupo que impõe seu projeto de governo à sociedade com o auxílio da força.
Considerando ditaduras monárquicas, foi o Rei Sobhuza II, da Suazilândia, que reinou por 82 anos e 254 dias.
Fala-se na existência de ditadura civil (ou civil-militar), socialista ou comunista. Mas será que estes tipos de ditadura existem mesmo?