Por Que A Partir De Uma Luz Branca Diferentes Cores Surgiram?

Por que a partir de uma luz branca diferentes cores surgiram

Embora popularmente se diga que o arco-íris tem sete cores (vermelho, alaranjado, amarelo, verde e azul e o violeta) quando todas essas cores atingem o olho humano, elas provocam a sensação visual da luz branca.

De estudante para estudante

Se a luz vier de outro objeto luminoso, como uma lâmpada, o espectro obtido pode ter apenas algumas cores. Para saber quais são essas cores usa-se um arranjo como esse mostrado ao lado, de forma muito esquemática. A luz da fonte luminosa é focalizada em uma fenda estreita e incide sobre um prisma (ou uma rede de difração). Desse modo, ela se dispersa e é projetada sobre uma tela. O que se vê na tela são imagens da fenda, cada uma correspondente a uma cor componente. Esse é o espectro da luz do objeto. O arranjo todo é chamado de “espectrógrafo”. As imagens da fenda são chamadas de “raias” ou “linhas” do espectro.

Qual é a distância do arco-íris até você? Qualquer uma, pois qualquer gota situada nas laterais do cone que tem seu olho no vértice pode contribuir para seu arco-íris. As gotas podem estar até bem perto de você, como acontece quando você vê um arco-íris formado pela água espalhada por um dispersor de jardim.

Se você viu nossa seção COMETAS, PLANETAS E GALÁXIAS, deve lembrar que foi através da observação do espectro das galáxias que Edwin Hubble descobriu que o universo está se expandindo. A espectroscopia é uma das técnicas mais precisas e poderosas do físico, do químico, do astrônomo e de outros profissionais da ciência e da tecnologia.

SE EU TE AJUDEI... POR FAVOR DEIXE O CORAÇÃO E DE ESTRELA

SE EU TE AJUDEI... POR FAVOR DEIXE O CORAÇÃO E DE ESTRELA

Para testar essa idéia, fez a luz espalhada pelo prisma incidir sobre outro prisma, colocado na posição invertida. Bingo! O segundo prisma juntou de novo as luzes componentes e a luz branca ressurgiu no outro lado.

É fácil ver, portanto, que a luz de cada cor que chega a seu olho foi desviada por gotas de alturas diferentes. A luz violeta que atinge seu olho foi desviada por uma gota mais baixa, enquanto que a luz vermelha foi desviada por outra gota mais alta. Isso explica a ordem das cores no arco-íris: o vermelho fica na parte de fora do arco. Nesse desenho mostramos os raios do Sol penetrando horizontalmente mas o resultado é semelhante, mesmo se eles vierem em outra direção.

Videoaulas

O disco de Newton e outros discos de cores

Em nossa seção SUGESTÕES PARA FEIRAS DE CIÊNCIA descrevemos e analisamos algumas experiências com luz e cores. Algumas delas ilustram bem os conceitos que apresentamos nas páginas anteriores. A maioria pode ser feita sem grandes dificuldades, com material doméstico, mas umas poucas são bem mais elaboradas. Mesmo que você não pretenda mostrar essas experiências em Feiras de Ciência vale a pena ver como elas são descritas pois contêm detalhes interessantes que não foram abordados nas páginas que você já leu.

Muito tempo se passou desde que Newton fez seu experimento com a luz. Atualmente os cientistas sabem muito mais a respeito das cores e de como o olho humano as enxerga do que se sabia naquela época

As Cores da Luz

As Cores da Luz

A experiência de Newton com dois prismas é um exemplo de SOMA de cores. As cores componentes, somadas no segundo prisma, reproduzem a luz branca. Mas, não é necessário usar todas as cores visíveis para obter o branco. Basta usar três cores, ditas primárias: o vermelho, o azul e o verde. Projetando, sobre uma tela branca, feixes de luz com essas três cores primárias, observamos que a soma delas, no centro, é branca. A soma do vermelho com o verde é o amarelo e assim por diante. Qualquer cor visível pode ser obtida somando essa três cores, variando adequadamente a intensidade de cada uma delas. Na verdade, com essas três cores conseguimos cores que nem estão no espectro solar, como o marrom.

“Foi muito agradável”, escreveu ele, “observar as cores vivas e intensas, mas logo tratei de examiná-las com cuidado”. De cara, ele chegou à idéia de que a luz branca do sol é composta de luzes de todas as cores visíveis. O que o prisma faz é, simplesmente, separar essas componentes. A componente violeta é a mais desviada e a vermelha, a menos desviada. As outras têm desvios intermediários.

Isso é usado na tela da televisão. Se você olhar bem de perto verá que a tela é coberta de pontos com apenas essas três cores. Vistos de longe, os pontos se mesclam e vemos toda a gama multi-colorida. Aliás, neste exato momento, todas as cores que você vê em seu monitor são a soma dessas três: vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, RGB).

De estudante para estudante

O arco, na verdade, é formado pelo desvio e dispersão da luz do Sol em um número enorme de gotas. Só algumas dessas gotas desviam a luz na direção de seus olhos. Outra pessoa a seu lado verá a luz desviada por outras gotas diferentes, isto é, verá outro arco-íris. Cada um vê seu arco-íris particular e cada um está no vértice de seu próprio arco-íris.

O espectro da luz do Sol, dita “branca”, é um contínuo com todas as cores visíveis. Hoje sabemos que essas componentes têm comprimentos de onda que vão desde 4000 Ångstroms (violeta) até 7500 Ångstroms (vermelho).

OBRIGADA!

Outros cientistas, como Christian Huyghens (pronuncia-se “róiguens”) diziam que a luz era formada de ondas, cada cor tendo um comprimento de onda diferente. Hoje sabemos que Huyghens tinha mais razão. Mas, para sermos justos com Newton, lembramos que ele dizia que não “fazia hipóteses” sobre a natureza da luz, apenas observava seu comportamento.

SUBTRAIR cores consiste em eliminar uma ou mais das componentes da luz. Por exemplo, misturar tintas equivale a subtrair cores. Desde crianças, sabemos que tinta azul misturada com tinta amarela dá tinta verde. O que acontece é que os pigmentos da tinta azul absorvem as componentes do lado vermelho e os pigmentos da tinta amarela absorvem as componentes do lado azul. Sobram as componentes intermediárias, isto é, o verde.

Qual é a composição da luz branca?

Como você deve lembrar das aulas de Física, a luz branca (luz solar), na verdade, é composta pela combinação de sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

O que forma a luz branca?

A luz branca, por exemplo, sofre refração e decompõe-se nas cores do arco-íris. ... Esse fato acontece com todas as cores (vermelha, amarela, azul etc.). Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele.

Quais as cores formam o espectro da luz branca?

A luz que mais se aproxima da normal é a violeta; em seguida são as cores: anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha. As cores que formam a luz branca são chamadas de espectro da luz.

Qual cor um pedaço de papel branco aparece ao ser iluminado com uma luz de cor branca?

Resposta. Um objeto branco reflete todas as cores, então ele sempre terá a cor do que está o iluminando. Seguindo esse princípio, cada uma destas terá sua respectiva cor, sendo: A)Branca = Continuará sendo branca, não a nenhuma cor para refletir.

O que emite apenas luz verde?

o que emite a luz verde ou coisas verdes é a cor azul, muitas pessoas nascem com olhos azuis e depois ficam verdes por causa da junção do amarelo e azul.

O que obtemos quando Superpomos luzes vermelha verde e azul?

Resposta: Você obtém a cor preto.

O que emite a luz?

Além do Sol, existem outras fontes que emitem luz. Alguns exemplos são o fogo, certos animais (como os vaga-lumes e alguns peixes), os raios e as lâmpadas elétricas.

Como ocorre a formação das cores dos objetos?

A formação das cores depende diretamente da quantidade de luz que será refletida pelo objeto, e pelo tipo de luz que incindiu sobre ele. ... No caso oposto, um objeto que absorver toda a radiação, não refletindo nenhuma luz, será percebido pelos nossos olhos com a cor preta, que está conectada a ausência de luz.

Como reconhecemos as cores dos objetos?

Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz. ... Quando vemos um objeto negro, é porque ele está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.

Como vemos as cores dos objetos?

Como as cores chegam aos nossos olhos Tudo que enxergamos é colorido, pois a luz branca é a mistura de várias cores. ... Isso acontece porque a cor não está no objeto, mas é refletida quando ele é iluminado por uma luz branca que absorve todas as cores, expondo somente o vermelho. É essa luz que chega aos nossos olhos.

Como as cores são refletidas?

Quando um feixe de luz toca algum objeto colorido, uma parte deste feixe é refletida, enquanto o restante é absorvido pelo objeto. Deste modo, só podemos ver a cor correspondente à frequência refletida. Isso quer dizer que a cor de um objeto é justamente a cor (ou cores) que o objeto “não tem”, ou seja, não absorveu.

Como distinguimos as cores e as formas?

Nós humanos conseguimos distinguir diferentes cores pelo comprimento de suas ondas. Para nós as luzes aparecem em diferentes cores porque cada raio de luz estimula nossos sensores óticos de forma diferente. ... Como estudado por Newton, a luz branca é uma mistura de radiações com diferentes comprimentos de onda.

Que tipo de percepção visual as cores transmitem?

Artes. A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra.

Quais são as cores que juntas são responsáveis para enxergarmos a demais cores?

Como percebemos as diferentes cores? Como a luz branca é uma composição de todas as outras cores, quando iluminamos um objeto com ela e o enxergamos, por exemplo, da cor azul, é porque esse objeto refletiu difusamente a luz de cor azul e absorveu todas as outras luzes.

Quais as cores formas e texturas que você vê ou sente ao iniciar o seu dia?

Você pode analisar que a primeira cor que se poder ver no inicio de um dia é o claro do céu que rompe as janelas da casa trazendo uma imensa zona de luz, deixa todo ambiente mais claro. Além disso a cor do céu também é parte marcante do nosso dia a dia.