A luz é um dos fatores responsáveis pela decomposição (fotólise) da água oxigenada, por isso esta solução deve ser comercializada em frascos escuros ou em plásticos opacos para não ocorrer a liberação de gás oxigênio.
O peróxido de hidrogênio (H2O2) é conhecido como água oxigenada e uma das formas na qual ele é comercializado apresenta-se em uma solução aquosa. Esse produto deve ser armazenado em frascos escuros, pois a presença da luz acelera a decomposição do peróxido em água e gás oxigênio.
Veja para que serve a água oxigenada, os cuidados que se deve ter ao usá-la, os possíveis efeitos colaterais e para quem está contraindicada.
A solução deve ser aplicada com cuidado, evitando a região dos olhos, já que pode causar lesões graves. Caso isso aconteça, deve-se lavar abundantemente com água e ir imediatamente ao médico.
Além disso, antes de iniciar o uso da água oxigenada, é importante ter atenção à concentração da água oxigenada, e ter as devidas orientações do médico ou do farmacêutico sobre a sua forma de uso para evitar complicações.
Mas, para que seu uso seja eficaz e seguro, ela precisa ser usada externamente e na concentração certa, caso contrário pode machucar a pele. Por isso, ela é mais usada na desinfecção de superfícies não orgânicas, como tábuas de corte de carnes, mesas e balcões.
A água oxigenada é normalmente encontrada em farmácias na concentração de 3% ou 10 volumes, o que significa que 1 mL de água oxigenada produz 10 mL de oxigênio. Também é comum encontrá-la na concentração de 20 e 30 volumes em lojas de cosméticos.
Porém, é importante que a pessoa saiba que esta substância não age contra todos os microrganismos, podendo não ser suficientemente eficaz em determinadas situações. Veja outros antissépticos e saiba para que servem e como devem ser usados.
El agua oxigenada es un producto desinfectante empleado fundamentalmente en heridas. Redacción CuídatePlus. El agua oxigenada o peróxido de hidrógeno es un producto desinfectante empleado fundamentalmente en heridas. Puede encontrarse en concentraciones del 3, 9, 30,35 y 50 por ciento diluida en agua.
O Peróxido de hidrogénio não deve usado em feridas extensas e/ou profundas e não deve ser aplicado em pele saudável. O ácido salicílico é um irritante moderado e pode causar dermatites. O Peróxido de hidrogénio é incompatível com iodo, permanganatos e outros agentes oxidantes mais fortes.
É importante ressaltar que, apesar do uso da água oxigenada em ferimentos ser bastante popular e até usado em ambientes hospitalares, alguns estudos científicos apontam para um potencial efeito tóxico da água oxigenada sobre células saudáveis que participam do processo de cicatrização.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Os peróxidos são compostos da função inorgânica dos óxidos (formados por dois elementos e sendo o oxigênio o mais eletronegativo deles) que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-. O composto mais conhecido desse grupo é o peróxido de hidrogênio, cuja fórmula é dada por H2O2.
Além disso, o uso da água oxigenada em feridas retarda a formação de vasos sanguíneos que são essenciais para levar nutrientes e oxigênio para o tecido da ferida, e promover a cicatrização.
Grávidas e lactantes não podem usá-la sem prescrição médica. Veja se grávida pode descolorir os pelos do corpo.
A água oxigenada deve ser usada com cautela, já que pode causar irritação, se entrar em contato com os olhos, e se for inalada, pode causar irritação no nariz e na garganta.
Desta forma, as recomendações para limpeza de feridas, é a utilização de soro fisiológico ou água fria corrente. Saiba como fazer a limpeza de feridas corretamente.
Também está contraindicada para o tratamento de feridas profundas, cavidades fechadas e abscessos, onde não seja possível haver a liberação do oxigênio produzido na reação química na água oxigenada.
Como estabilizar o peróxido de hidrogênio no alvejante líquido sem cloro?
O peróxido de hidrogênio é produzido industrialmente a partir do equilíbrio entre antraquinol e antraquinona na presença de oxigênio e hidrogênio. Ao final dessa etapa o peróxido de hidrogênio é extraído pela água e sua concentração é feita por meio da destilação a pressão reduzida.
Para cada 60 ml de peróxido de 6%: misture 20 ml de 3% + 20 ml de 3% + 20 ml de 12% = 18 ÷ 3 = 60 ml de 6% (dividido por 3 porque são 3 partes de oxidante).
Características do peróxido de hidrogênio A água oxigenada vendida no comércio é uma mistura de água e peróxido de hidrogênio, com uma concentração entre 3% e 9% do composto inorgânico.
Proporção 1:1,5. Para cada 60gr de tintura, são 90ml de água oxigenada. Para cada 60gr de tintura, são 60ml de água oxigenada. Para cada 60gr de tintura, são 60ml de água oxigenada.
Para medir a dose padrão de 50 ml basta colocar duas tampinhas e meia. Já a concha de sopa demanda um pouco mais de atenção e é menos precisa. Romero explica que a dose é medida colocando a bebida no fundo da concha formando como se fosse uma piscininha. “Não é para encher a concha, é só para cobrir um pouco o fundo.
Como converter 30 mililitros para colheres de sopa? Para converter de mililitros para colheres de sopa, divida o valor em mililitros por 15. Assim, 30 ml = (30/15) = 2 csp (exatamente). Você também pode, simplesmente, multiplicar o valor em mililitros por 0,06667.
Mililitros em Colheres de sopa (métrica)