O verbo acarretar pode, tal como dito, ser empregado com transitividade direta e indireta. Nesse caso, serão necessários, como complementos verbais, um objeto direto e um objeto indireto. Esse segundo, ao contrário do que muitos pensam, terá regência, não na preposição “em”, mas, sim, na preposição “a”.
Mau com 'u' é utilizado como substantivo ou adjetivo. Para diferenciar as duas formas de escrever basta lembrar de uma diferença básica. O oposto da palavra 'mau' é 'bom', enquanto o antônimo de 'mal' é 'bem'. ... Se o termo utilizado for 'bem', então mal com 'l' será usado.
Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal. Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.
A palavra “mau” é sempre adjetivo e significa “ruim”, isto é, algo ou alguém que causa prejuízo. É antônimo de bom, tem como plural “maus” e como feminino a forma “má”. Como é um adjetivo então sempre refere-se a um substantivo. ... Não seria nada mau receber o 13o.
“Mau” é um adjetivo, antônimo de bom. Assim sendo, quando aparecer a dúvida sobre qual termo empregar, pense na ideia da oposição com os seus antônimos. Não tem erro! Lembre-se sempre que “mau”, com “u” é o oposto de “bom”; já “mal”, com “l”, é o oposto de “bem”.
Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.
Assim, enquanto expressão popular, foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.