O Sistema de Remuneração propicia à empresa uma boa gestão da estrutura de cargos e salários e seus principais objetivos são: - Definir atribuições, autoridades, responsabilidades e valor relativo (peso) de cada cargo. - Estabelecer uma estrutura salarial adequada às necessidades da empresa.
O sistema de remuneração por desempenho é uma estratégia da gestão de recursos humanos que direciona gratificações pelas contribuições individuais ou coletiva dos funcionários, realizando então remunerações variáveis pelos seus esforços e alta performance.
Tipos de remuneração mais comuns
O desenho do sistema de remuneração oferece dois desafios principais: de um lado, deve capacitar a organização para alcançar seus objetivos estratégicos e, de outro lado, deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a envolve.
A remuneração é uma subdivisão muito importante dentro da área de Recursos Humanos. Um colaborador bem remunerado tem maior comprometimento com a empresa e visará seu crescimento na instituição, consequentemente, se dedicará inteiramente às suas funções.
O colaborador é remunerado de acordo com o cargo que ocupa, um dos pontos mais importantes para se avaliar é se o sistema de remuneração é consistente e está bem estruturado, com descrição de todos os cargos organizacionais, fazer análise, descrição e avaliação de cargos, depois de definidos todos os graus e os pontos ...
Como os benefícios, na sua maioria, não são pagos em “dinheiro”, para identificar a remuneração total é necessário transformar os benefícios oferecidos em valores.
Dessa forma, a remuneração estratégica é uma tendência de mercado que visa potencializar e extrair a produtividade dos colaboradores. Ela estimula a meritocracia, porque permite ao colaborador receber vencimentos fixos e variáveis como contrapartida ao seu desempenho.
A remuneração estratégica é a maneira de premiar os profissionais pelos bons resultados que oferecem para a empresa. A curto prazo, pode parecer um custo a mais.
Vantagens da Remuneração Estratégica Uma das maiores vantagens é por incentivar o alto desempenho individual e coletivo, elevando os esforços para a realizar as metas organizacionais, já que o objetivo é receber a recompensa.
Dessa forma, a remuneração variável estimula a produtividade dos profissionais, trazendo mais lucro para a própria empresa. Há também o estímulo na atração de novos talentos. Os melhores profissionais do mercado de trabalho querem ser recompensados de acordo com o seu desempenho, e não de maneira genérica.
A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
Conheça 7 tipos de remuneração variável e como aplicá-las
São todos os programas que incluem o título de Participação nos Lucros, Bônus e gratificações, Comissões, Participação Acionária, entre outros tipos de benefícios relacionados com uma remuneração baseada nas competências dos colaboradores.
A remuneração variável (RV) é um conjunto de instrumentos de recompensa variável que complementam o salário fixo do trabalhador. A prática é usada há muito tempo para situações específicas clássicas, como as comissões sobre vendas, os prêmios por produção e outras formas similares.
Por Remuneração Fixa entendemos os valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios. Como Remuneração Variável enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.
A remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. Os objetivos da remuneração variável são: criação de vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável.
Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas: - por tempo de trabalho – o valor é fixo; - por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário; - por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo.
9 Tipos de Remuneração Estratégica
Pode-se considerar como salário o valor acordado entre as partes (empregador e empregado) pelo serviço prestado; ou seja, mão de obra. Além disto, existem três tipos de salário que são: Salário direto = salário fixo. Salário indireto = benefícios concedidos ao colaborador.