A função das matrizes é relacionar dados numéricos com o objetivo de facilitar a solução de problemas. Devido às suas diversas aplicações, o conceito de matriz não serve só na Matemática, mas também em outras áreas.
O produto entre duas matrizes A e B é definido se , e somente se, o número de colunas da matriz A for igual ao numero de linhas da matriz B. Assim: O elemento neutro da multiplicação de matrizes é a matriz identidade (I).
Operação com arranjos de números em linhas e colunas A multiplicação de matrizes é o processo que exige operações com os elementos, também chamados de entradas, das linhas da primeira matriz com os que estão nas colunas da segunda. ... As matrizes também apresentam um conjunto principal e outro secundário.
Determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar. Historicamente esta área da matemática teve contribuições de grandes matemáticos como Pierre-Simon Laplace, Joseph Louis Lagrange, Carl Friedrich Gauss.
Assim, devemos considerar o determinante artigo definido (o, a, os, as) e o determinante artigo indefinido (um, uma, uns, umas): "Vendi o carro. É um carro antigo".
Existem várias técnicas utilizadas para calcular o determinante de uma matriz, entre elas estão: Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Teorema de Jacobi, Teorema de Binet e a Regra de Chió. Mas todas essas técnicas podem ser facilitadas se aplicarmos as propriedades dos determinantes.
Para isso, enunciaremos o teorema de Binet e veremos como ocorre a sua aplicação no cálculo de determinantes. “Sejam A e B duas matrizes quadradas de mesma ordem e AB a matriz-produto, dessa forma, temos que det(AB)=(det A). (det B).”
1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
At: a transposta da multiplicação de duas matrizes é igual ao produto das transpostas de cada uma delas, em ordem inversa. det(M) = det(Mt): o determinante da matriz transposta é igual ao determinante da matriz original.