Hoje acionado pela ECU, o corpo de borboleta (antes chamado de TBI, sigla para Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro, mantendo corretamente o funcionamento da marcha lenta e da aceleração.
Como qualquer sistema hidráulico, é comum acontecer do pedal abaixar ou diminuir seu curso, isso ocorre devido vazamento no sistema que comanda o conjunto de embreagem. Este sistema de controle hidráulico possui dois atuadores que funcionam como bombas, a interna e a bomba externa.
Alguns sintomas indicam que o cilindro-mestre da embreagem pode estar danificado e precisa ser avaliado e, eventualmente, substituído:
Existem dois sintomas principais que podem caracterizar defeito no cilindro mestre de um veículo: 1) Pedal de freios cede descendo até o assoalho: acontece quando ao acionar o pedal de freios, este vai até o assoalho do veículo, sem eficiência na frenagem.
A embreagem hidráulica utiliza óleo para acionar o sistema através de cilindros e atuadores. Já a embreagem a cabo o acionamento é feito por um cabo ligado ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento de embreagem.
Dicas para sangrar o sistema de embreagem
Um dos primeiros carros populares a vir equipado com embreagem hidráulica no Brasil foi o Ford Fiesta, em 1996, então equipado com motor Endura. Com o tempo, as demais montadores também optaram por equipar seus modelos com este tipo de embreagem, sejam eles populares ou de luxo.
Tem duas mangueirinhas, uma fica ligado abaixo do recepiente de oleo dos freios,e a outra segue para a embreagem. Proximo da caixa de marchas. Ao lado de onde ele é conectado tem o local para sangrar.
Simplesmente encha o tanque com fluído de embreagem, pressurize, abra a válvula de purgação localizada no cilindro próximo ao lado esquerdo do compartimento do motor, perto da tampa, e insira a mangueira do tanque. A pressão do kit purgador vai expelir o antigo fluído de embreagem e substituí-lo pelo novo fluído.
Embreagem alta quer dizer que o pedal está num ponto de acionamento desconfortável para o motorista, fazendo-o tirar muito o pé do pedal para que o carro saia.
Peça para um ajudante pisar no pedal da embreagem três ou quatro vezes e observe a ponta da mangueira dentro da garrafa. Após ela se encher de fluido de freio, veja se é possível ver bolhas de ar saindo do cilindro escravo. Assegure-se de que o cilindro mestre esteja cheio e repita o processo.
Inicie seu carro, acione o freio de mão ou coloque a marcha em P (Park), e coloque o carro em ponto morto. Com o seu carro em marcha lenta, tente ouvir um barulho de partes metálicas em atrito, sem empurrar a embreagem acionada.
Para resolver esta questão da sensação de patinamento, é preciso trocar o disco ou mesmo o conjunto inteiro da embreagem, caso ele tenha sido prejudicado. Ainda, é possível evitar que o desgaste ocorra e seja preciso realizar manutenção no sistema.
Embreagem travando Contudo, assim como no caso anterior, o mais recomendado é visitar um mecânico. Ele será capaz de dizer se o desgaste não prejudicou outras peças e se, consequentemente, o kit inteiro deverá ser trocado também.
Quanto tempo dura a embreagem? De acordo com Satkunas, o conjunto da embreagem pode durar, em média, de 100 mil a 150 mil quilômetros.
Preço Médio A média dos valores fica entre R$ 50 e R$ 150. Como é possível ver, não é um custo muito alto. A nossa dica é procurar com atenção em vários sites da internet para encontrar o preço mais baixo e um produto de qualidade. Mas fique atento para não comprar o cabo de embreagem errado.