Para Que Serve O Exame De Eletroencefalograma Com Mapeamento?
Para que serve o exame de eletroencefalograma com mapeamento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para que serve o exame de eletroencefalograma com mapeamento?
O exame tem como principal objetivo estudar o desempenho e funcionamento elétrico do cérebro, de modo que também seja possível diagnosticar possíveis problemas neurológicos. No caso do eletroencefalograma com mapeamento cerebral, um verdadeiro 'mapa' das regiões cerebrais é disponibilizado para análise imediata.
O que dá para ver no mapeamento cerebral?
As técnicas de análise gráfica da atividade elétrica cerebral auxiliam no diagnóstico, acompanhamento e prognóstico de doenças como:
Epilepsia (crises epilépticas, convulsões);
Síncopes (perdas de consciência);
TCE (traumatismo cranioencefálico);
AVE (acidente vascular encefálico) isquêmico e hemorrágico;
Demências;
Mais itens...
O que fazer antes do eletroencefalograma?
Para fazer o EEG em sono, pacientes devem dormir no máximo 3 horas na noite anterior ao exame. Bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos, para facilitar a indução do sono. Crianças ou pessoas com dificuldade para dormir podem ter o sono induzido na clínica ou hospital, através de sedativo leve.
Quanto tempo dura um exame de eletroencefalograma?
O EEG fornece uma avaliação transversal da atividade elétrica cerebral no período de realização do exame, que geralmente tem a duração mínima de 20 minutos. Portanto, algumas alterações ocasionais apresentadas pelo paciente, podem não ser detectadas nesse exame.
O que significa presença de artefatos no eletroencefalograma?
Artefatos em eletrencefalografia (EEG) são definidos como todo potencial elétrico proveniente de outra fonte que não seja o cérebro1. É raro um traçado de EEG que não tenha artefatos, a redução dependendo de uma técnica apurada do eletrencefalografista e da colaboração do paciente1,2.
Para que serve o exame de ressonância magnética do crânio?
Com o exame de Ressonância Magnética do Crânio (Encéfalo) podem ser diagnosticados aneurismas e anormalidades vasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e tumores. O exame também permite o estudo da evolução de condições degenerativas como a esclerose múltipla.
Qual é o preparo para fazer espirometria?
O paciente deve estar em repouso por cinco a dez minutos antes do exame. Não é necessário jejum, mas não devem ser usados chás, cafés ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do exame.